O Município de Tomar vai apoiar em mais de 40 mil euros a execução de um projeto de criação de uma Zona de Intervenção Florestal (ZIF) aprovado no âmbito do PDR 2020 para a União de Freguesias de Além da Ribeira e Pedreira.
Para o efeito, foi aprovada por unanimidade em sede de reunião de Câmara Municipal a minuta de um protocolo de colaboração a celebrar entre a autarquia, a União das Freguesias de Além da Ribeira e Pedreira e a Zona de Intervenção Florestal de Além da Ribeira e Pedreira.
O projeto, enaltecido pelo vereador social-democrata Luís Ramos por ter em vista a “melhoria da resiliência e valor ambiental das florestas”, foi aprovado no âmbito de uma candidatura ao Programa de Desenvolvimento Rural [PDR] 2020.
Neste âmbito, a presidente do Município de Tomar, Anabela Freitas (PS), lembrou que a autarquia se comprometera a assumir o pagamento da componente nacional, no valor de 41.699,00€.
Em reunião de Câmara, o vereador Luís Ramos (PSD) aproveitou ainda para destacar a criação da Zona de Intervenção Florestal de Além da Ribeira e Pedreira como “um bom exemplo de gestão do espaço florestal, em que os proprietários se unem com o objetivo de ordenar a floresta e prevenir os fogos florestais”, ambicionando que este exemplo seja replicado em outras freguesias do concelho.