Foto: DR

O estado de degradação da Mata dos Sete Montes foi um dos temas da reunião da Câmara Municipal de Tomar, que decorreu na segunda-feira, dia 6 de março. O vereador Tiago Carrão (PSD) alertou para o cenário que considera ser “bastante triste”. A resposta veio por parte da presidente da autarquia, Anabela Freitas, que deu conta de que o executivo tem mantido reuniões com o ICNF e que tudo aponta para uma “doença dos buxos”.

“Aquele que é um dos cartões de visita da nossa cidade, neste momento tem a faixa central em muito mau estado, para não dizer que a maioria das plantas lá acabou por morrer”, começou por referir. Não esquecendo a responsabilidade por parte do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), Tiago Carrão questionou a “posição” da autarquia perante o cenário.

“Aqui também há a questão do ICNF, mas perceber como é que a Câmara Municipal está perante este cenário, não só pelo facto de ser um cartão de visita, mas também porque é um ponto muito importante para a Festa dos Tabuleiros. Não sendo especialista, parece-me de difícil recuperação a tempo da festa, [a Mata] é o ponto de partida”, sublinhou o vereador da oposição.

A resposta veio por parte de Anabela Freitas, Presidente da Câmara Municipal de Tomar, que deu conta de que o executivo tem mantido reuniões com o ICNF e que tudo aponta para uma “doença dos buxos”.

YouTube video
Intervenção de Anabela Freitas relativamente à Mata dos Sete Montes, a partir de 01:18:46

“Eles pensavam que era uma determinada bactéria, fizeram umas análises e não é essa bactéria. Entretanto já cá veio uma segunda equipa para fazer outro tipo de análises, que ainda não comunicaram o resultado. Se conseguirem identificar o que está a causar aquilo, conseguem fazer tratamento”, acrescentou a presidente.

Diagnosticado o problema e caso haja disponibilidade no mercado, a Câmara assume “o pagamento da substituição de todos [os buxos]. Portanto, é isso que está assumido com o ICNF, no entanto, (…) a equipa que cá veio agora ainda está a detetar qual é a origem daquele problema”, explicou Anabela Freitas.

A Mata dos Sete Montes é um dos mais importantes espaços verdes da cidade tomarense, estendendo-se por 39 hectares, na planície ao cimo da avenida Dr. Cândido Madureira. Dispostos de forma geométrica e com um traçado simples e simétrico, os jardins de buxo francês são uma das principais características da Mata dos Sete Montes.

Ainda durante a sessão, a responsável autárquica aproveitou a ocasião para dar conta do pedido feito ao ICNF para que “fizessem a redução da copa em frente ao Convento, para que tenhamos uma vista mais desafogada e portanto, solicitámos ao ICNF que fizesse redução de copa naquelas árvores”, concluiu.

Jéssica Filipe

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *