Foto: mediotejo.net

O plano de requalificação da margem esquerda do rio Nabão, entre a ponte do Flecheiro e a ponte Nova, foi aprovado pela APA e a autarquia lançou o primeiro procedimento de contratação, que ficou deserto. O prazo para entrega de propostas terminou na penúltima semana de outubro, mas segundo a autarca Anabela Freitas (PS) terá de lançar-se novo procedimento, sabendo que existe um interessado que não conseguiu submeter proposta. A presidente da Câmara assegura que o projeto de requalificação arranca ainda este ano.

Em declarações ao mediotejo.net, Anabela Freitas disse contar “iniciar ainda este ano em obra”, ainda que o primeiro concurso tenha ficado deserto, o que leva a criar novo procedimento. “Acontece que fomos alertados por um candidato interessado no concurso, que alegou não ter conseguido submeter na plataforma a proposta. Juridicamente, vamos ter de lançar para que possa concorrer”, explicou. A licença da APA para a intervenção tem a duração de um ano.

Recorde-se que na margem do rio Nabão adjacente à zona do Mercado Municipal, entre a ponte do Flecheiro e a ponte Nova, existiram intervenções de corte/abate de árvores, estando aquele espaço aberto ao rio, despido e sem proteções.

Acontece que o historial daquela zona, muito utilizada como estacionamento em dias úteis, contabiliza já cinco viaturas caídas ao rio Nabão, ao longo de sete anos, tendo ocorrido duas situações em setembro deste ano no espaço de uma semana.

Em reunião de Câmara de setembro, após os episódios recentes de queda de automóveis ao rio, os vereadores do PSD haviam alertado o executivo socialista para o efeito, recomendando a colocação de barreiras que travem aquele perigo. A autarquia na altura recordou estar previsto ainda este ano o início da empreitada de arranjo da margem onde se insere esse troço junto ao Mercado, que irá ficar semelhante ao espaço do parque de estacionamento de Santa Iria.

O projeto de arranjo e beneficiação da margem esquerda do rio Nabão, no troço entre a Ponte Nova e a Ponte do Flecheiro, foi aprovado por unanimidade em reunião de Câmara de outubro de 2019.

A intervenção visa dotar o troço, numa extensão de cerca de 230 metros, de uma ciclovia que ligará o parque de estacionamento de Santa Iria à zona verde junto da ponte do Flecheiro, passando sob o arco da Ponte Nova. De referir que a margem direita foi requalificada no âmbito do programa Polis há mais de dez anos.

O projeto inclui a plantação de salgueiros-chorões, bem como estacaria, dando continuidade à intervenção no parque de estacionamento de Santa Iria.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *