O Presidente da República pode fazer uma surpresa e aparecer na Festa dos Tabuleiros em Tomar, este domingo, disse aos jornalistas esta semana quando questionado pelo mediotejo.net se as gentes de Tomar podiam contar com a sua presença na festa maior do concelho. Referindo ter um compromisso este fim de semana, Marcelo Rebelo de Sousa disse que, ou aparecia no domingo, de surpresa, ou iria à festa no próximo ano.
Alertado para a festa ser de 4 em 4 anos, Marcelo disse: “Oh diabo”! num momento que gerou risos mas também a sacramental pergunta sobre uma eventual recandidatura ao cargo. “Ou vou este ano e passo por lá de surpresa”, ou então, se for daqui a 4 anos “irei como presidente ou como cidadão”, afirmou.
O Presidente da República esteve na quarta-feira em Concavada, Abrantes, onde visitou Eduardo Jorge, um cidadão tetraplégico que integra um projeto piloto de Vida Independente, e respondia de forma muito disponível e afável, como é seu timbre, a diversas questões colocadas pelos jornalistas sobre a atualidade nacional e internacional. A oportunidade surgiu e, como as gentes de Tomar gostariam de saber se teriam o privilégio de poder receber o Chefe de Estado na sua festa maior, a pergunta foi feita.
– Presidente, as gentes de Tomar vivem a sua festa maior este fim de semana e gostariam de contar consigo na Festa dos Tabuleiros. O que lhes pode transmitir?
A resposta foi pronta: “Eu sei, eu tenho um compromisso nessa mesma ocasião, que é no próximo fim de semana, e não sei como compatibilizar esse compromisso. Mas uma coisa é certa: se não for este ano à Festa dos Tabuleiros vou certamente para o ano que vem”, afirmou.
Alertado para a festa ser de 4 em 4 anos, Marcelo exclamou: “Oh diabo”! Depois de ter negado que a afirmação significaria um assumir de recandidatura ao cargo, Marcelo Rebelo de Sousa refletiu e concretizou:
“Ou vou este ano e passo por lá de surpresa, porque se não passo de surpresa, fico, ou então irei como presidente ou como cidadão, logo veremos”, assegurou.

Com cerca de meio milhão de turistas e visitantes na edição de 2015 da Festa dos Tabuleiros, fica a expectativa da visita surpresa do Presidente da República a Tomar, este domingo, sendo certo que, incógnito ou despercebido, será difícil passar, mesmo que numa visita rápida para cumprimentar o povo em tradição.
