O tomarense Luís Ribeiro conquistou o 1º lugar num concurso internacional de fotografia que contou com a participação de mais de 8 mil concorrentes e 33 mil fotos. Depois de dois 7º lugares, Luís Ribeiro venceu o “In Macro”, no somatório da pontuação atribuída a um conjunto de quatro fotos macro sobre a vida animal, um challenge promovido pela GuruShots, uma plataforma online que ajuda as pessoas a mostrar ao mundo o seu talento através da fotografia e onde ocorrem challenges diariamente com diversas temáticas de uma ou de 4 fotos.
Nestes concursos há títulos para o melhor fotógrafo (conjunto de 4 fotos), para a melhor fotografia e ainda a chamada “Guru Top Pick” (escolha do curador). Luís Ribeiro, 44 anos, tem uma paixão incomensurável pela fotografia, espelhada nos vários grupos e blogues de fotografia que criou ou dinamiza nas redes sociais.

Questionado sobre o Challenge “In Macro”, Luís Ribeiro não escondeu a sua satisfação pela distinção, num concurso muito disputado e onde obteve 3280 votos, apenas mais 5 que o segundo classificado, que também era português.
“A fotografia macro é uma fotografia extrema em close de assuntos muito pequenos ou organismos vivos para fazer com que pareçam em tamanho real ou maior na foto. Macro é um dos géneros de fotografia mais gratificantes, permitindo que se capture fotos incríveis”, contou, tendo feito notar que participaram neste challenge mais de 8 mil apaixonados pela fotografia, perfazendo um total de 33.586 mil imagens de macro.
Nestes concursos a votação é feita pelos próprios membros que votam atribuindo pontos às fotografias não sendo possível conhecer o autor da mesma. Já os prémios diferem consoante o Challenge. Há prémios para exposições de fotografias nos locais mais reconhecidos do mundo e há prémios de “ferramentas” que poderão ser usados no próprio site, como por exemplo “chaves” para poder entrar em desafios após um período de acesso gratuito.

Num outro concurso, com outro mote, com mais de 4500 participantes e quase 19 mil fotos, com o tema ‘Shooting Butterflies” (fotografando borboletas), Luís Ribeiro alcançou também o título de TOP PHOTO WINNER e o 2º lugar da geral num tema que, afirmou, “amo simplesmente”.