A Câmara Municipal de Tomar lançou um portal de serviços online de forma a permitir aos seus munícipes tratarem e consultarem os seus processos através da internet, encontrando-se o serviço ainda numa fase inicial, a qual se pretende alargar. Com esta medida a autarquia pretende “melhorar a eficiência e a transparência dos procedimentos administrativos”.
Prevendo-se um futuro e progressivo alargamento a outras áreas, os serviços do portal encontram-se, por enquanto, restritos às áreas de Licenciamentos de Eventos e Atividades e de Pedidos e Licenciamentos Urbanísticos.
O acesso a formulários dispensa qualquer tipo de registo, no entanto a submissão de ficheiros e consulta de processos requer autenticação por parte do utilizador, sendo que para isso basta efetuar um registo inicial no portal de serviços online.
O portal permite dois perfis de utilizador, para o próprio ou para alguém em sua representação, sendo que neste último caso ambos os utilizadores terão acesso ao desenrolar dos processos. Todos os formulários submetidos e publicados vão estar acessíveis na Área do Munícipe, mediante a pesquisa por NIF. Os casos publicados que não forem associados a um processo vão surgir na opção Outros Processos.
O acesso aos Serviços Online pode ser feito através do site da Câmara Municipal de Tomar.

Por ora, a plataforma funciona como alternativa ao email, mas a partir de 1 de julho (e conforme for sendo alargada aos vários serviços municipais) vai ser a única via digital disponível para os cidadãos tratarem das suas questões com o município.
Através do portal o município nabantino pretende reforçar “a aposta na melhoria da qualidade dos serviços prestados ao munícipe e na desmaterialização de processos em papel, à qual está ainda associada uma preocupação ambiental, proporcionando uma melhor experiência e uma análise dos processos mais transparente, célere e eficiente”, é referido em informação municipal.
Tendo em conta que a medida se insere na estratégia das smart cities (cidades inteligentes), a autarquia de Tomar considera que esta sua evolução como smart city, “trabalha para o equilíbrio entre o desenvolvimento económico e a preservação do meio ambiente, recorrendo a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos tomarenses”, fazendo menção a projetos “inovadores” que tem desenvolvido tais como “Tomar WIFI” e as plataformas de “Estacionamento Inteligente” e de “Iluminação (pública) Inteligente”, um projeto pioneiro em Portugal, termina a informação municipal.