No âmbito do 3º Ciclo de Fotografia e Território, Joan Alvado apresenta este sábado o seu ensaio fotográfico “Os Batismos da Meia Noite” nas instalações do Centro de Estudos em Fotografia, na Casa dos Cubos, em Tomar. Este é o segundo artista a expor os seus trabalhos no âmbito desta iniciativa.
“Os Batismos da Meia Noite”, do espanhol Joan Alvado é um ensaio fotográfico “entre a fantasia e o estudo etnográfico, efetuado na Serra da Peneda no coração montanhoso do Alto Minho, que surge fruto de um interesse nas práticas espirituais e nos legados da cultura popular perante uma progressiva homogeneização cultural e perda de valores e crenças nativas das sociedades contemporâneas”, lê-se em nota de imprensa.
Os trabalhos do artista vão estar patentes na Casa dos Cubos a partir de sábado, 13 de maio, até 25 de junho. O 3º Ciclo de Fotografia e Território decorre entre março e novembro de 2023, e destina-se ao público em geral.
“A iniciativa decorre do inovador projeto de extensão digital do CEFT – Casa dos Cubos, que reúne, em plataforma disponível na WEB, acessível ao público em geral, mais de 70 projectos fotográficos em fotografia do território, da autoria de cerca de 60 fotógrafos de referência nacional e internacional, cobrindo o território nacional. Este sítio, que já registou mais de 60.000 visitas”, concluiu o comunicado.
