IPT apresenta solução inovadora para o exercício da conservação e restauro. Créditos: XpectralPEK

O auditório Dr. Júlio das Neves, do Instituto Politécnico de Tomar, vai acolher na quarta feira a apresentação da Solução XpeCAM, ferramenta inovadora que permite analisar o estado de conservação de diferentes obras de arte e que confere uma nova capacitação analítica para responder aos novos desafios da conservação e restauro . A sessão tem início marcado para as 9h30.

A ferramenta XpeCAM, da empresa XpectralTEK, permite analisar o estado de conservação de diferentes obras de arte e será dada a conhecer numa ação de formação, no auditório Dr. Júlio das Neves, do Instituto Politécnico de Tomar, que contará com duas sessões. A primeira sessão decorrerá entre as 9h30 e as 12h30, já a segunda iniciar-se-á pelas 14h00 e encerra às 17h00.

O programa divide-se em 5 momentos, em que serão dadas as “Boas vindas e introdução do IP Tomar: “Porque estamos aqui e grandes objetivos”, por Ricardo Triães (IP Tomar); “XpeCAM – Uma Visão Geral para o utilizador”, por António Cardoso (XpectralTEK); “Entrega de vouchers aos utilizadores do IP Tomar”; “Sessão prática – Configuração XpeCAM e como fazer aquisições” e “XpeCAM Platform – Uma ferramenta dos conservadores”.

O Politécnico de Tomar com a aquisição da Solução XpeCAM “passa a dispor de uma nova capacitação analítica para poder responder aos novos desafios da conservação e restauro modernos, garantindo a sua identificação como uma referência no campo”, lê-se em comunicado enviado ao nosso jornal.

De acordo com a mesma nota, a ferramenta permite a “introdução de novas formas de abordagem, desde o momento inicial de qualquer projeto de conservação, em equipa e acelera processos de produção e partilha de conhecimento através da introdução de automação de alguns processos de reporting standard internos”.

Jéssica Filipe

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *