
Demonstrações de danças do séc. XII ao XVII, exibições de esgrima, encenações de rua, várias recriações históricas e um espectáculo de fogo são alguns dos ingredientes do “Termo de Payalvo”, um evento que decorre pela primeira vez em Paialvo, no fim-de-semana de 21 e 22 de maio.
As entradas são livres e há quatro parques de estacionamento nos subúrbios desta aldeia para quem levar o carro, não faltando tasquinhas de comes e bebes.
O evento foi apresentado pela comissão organizadora na tarde de sábado, 14 de maio, tendo o presidente de Junta de Paialvo, Luís Antunes (CDU) indicado quais são as linhas mestras deste certame que “não é uma feira medieval” mas antes uma recriação histórica de como é que era viver em Paialvo nos séculos XII, XV e XII.
“Acredito que este evento será um virar de página para a nossa freguesia e que será a primeiro de muitas evocações históricas que este povo tem. A nossa freguesia, geograficamente já vem de mais de 800 anos. Já pertencemos ao concelho de Torres Novas e agora estamos em Tomar” disse, acrescentando que o orçamento do evento foi conseguido graças a donativos e a boa-vontade das pessoas.

Acompanhado pelos figurantes Laura Costa e Francisco Pereira, vestidos com trajes históricos, o autarca de Paialvo revelou que o evento foi uma ideia da presidente da Câmara Municipal de Tomar, Anabela Freitas (PS) – que quis comemorar condignamente a aelevação de Paialvo e Asseiceira – contando que nesta festa “estão embrulhados todo o colectivo e as gentes de Paialvo, com ainda com o apoio por algumas instituições colaboradoras, casos da ADIRN, Canto Firme – Ass. Cultura, Fatias de Cá, Rancho Folclóricos “Os Camponeses da Peralva” e Sociedade Filarmónica Payalvense Manoel de Matos.
“Como somos novatos nestas áreas, pedimos ajuda a amigos e os amigos disseram-nos sim e vão apresentar o que têm de melhor nos vários atos medievais. O perímetro da festa vai estar dividido por épocas: séc XII, séc. XV, séc. XVIII e acabamos no séc.XX “, disse, recordando que Paialvo foi fundado no século XII.
Laura Costa

O evento termina com um desfile de Tabuleiros de pão e flores naturais no domingo, 22 de maio, a partir das 13h45, com saída da Quinta do Lagar de São José. “Vai ser lindo”, garante o autarca.