A GNR recolheu um grou-coroado ferido, em Tomar. Foto: Comando Territorial de Santarém da GNR

Foi no decurso de uma ação de patrulhamento, no dia 28 de fevereiro, que elementos do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA), do Comando Territorial de Santarém, se depararam com um grou-coroado (Balearica pavonina) debilitado no concelho de Tomar.

A ave, que apresentava ferimentos na asa, foi recolhida e transportada para o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), no Parque Natural de Serra de Aire e Candeeiros, para que pudesse ser tratada.

O grou-coroado é uma espécie originária da África Oriental e está classificada como “Em Perigo” pela União Internacional para a Conservação da Natureza.

Conforme referido em nota de imprensa, a “Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais”, pelo que pode ser contactada de forma permanente através da Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520), tanto para a denúncia de infrações como para o esclarecimento de dúvidas.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *