Andreia Leiria Amaral, de 8 anos, filha de emigrantes de Pias, Ferreira do Zêzere, ganhou um prémio nos EUA com um trabalho sobre a Festa dos Tabuleiros, conseguindo ganhar o melhor traje do Dia de Portugal 2018. Aconteceu no passado sábado, 5 de maio, por ocasião do “Elizabeth Portugal Day” sendo que o trabalho passou por representar a região do Ribatejo.
“Uma vez que eu sou do Ribatejo, decidimos representar a Festa dos Tabuleiros de Tomar e contamos com a ajuda de uma prima de Tomar que vive nos EUA, Gilberta Franco, que nos ajudou a fazer as flores, o tabuleiro e a cesta”, contou ao mediotejo.net, a sua mãe, Ana Leiria Amaral. 
“A Andreia desfilou com o tabuleiro e por trás passou o filme com uma pequena história sobre a nossa Festa, e a Andreia conseguiu ganhar o melhor traje do dia de Portugal 2018 na sua categoria de princesinha 2018”, prosseguiu a mãe.
Andreia Leiria Amaral, de 8 anos, filha de emigrantes de Pias, Ferreira do Zêzere, ganhou um prémio nos EUA com um trabalho sobre a Festa dos Tabuleiros Foto: D.R.

Ana Leiria Amaral explicou que existem várias organização portuguesas no estado onde reside, em New Jersey, sendo que na cidade de Elizabeth, todos os anos há um evento muito especial para escolher a princesinha, o príncipe, o rei e a rainha para o dia de Portugal.

Para participarem, as crianças têm de fazer uma dança e usar um traje que tem que representar as origens da mãe ou do pai em Portugal.

“O pai da Andreia é de Tondela e não conhecia muito bem a suas tradições, pelo que sugeri à Andreia para representar a Festa dos Tabuleiros de Tomar com a ajuda de uma prima que sabe fazer tudo relacionado com a festa”, contou, entusiasmada com a oportunidade de promover a Festa Maior do concelho de Tomar nos Estados Unidos.

Elsa Ribeiro Gonçalves

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.