Festa dos Tabuleiros 2023. Fotografia: Luís Ribeiro

Embora as contas da Câmara Municipal de Tomar, relativas à Festa dos Tabuleiros de 2023 ainda não estejam fechadas, estima-se um custo global na ordem de um milhão e 300 mil euros. Tendo em conta a última edição, os custos representam mais do dobro do valor suportado pelo orçamento municipal em 2019, que se havia situado nos 468.006,56 euros.

Os esclarecimentos solicitados pelo vereador do PSD, Luís Francisco, sobre o apuramento dos valores globais da festa, levaram a autarca a explicar que as contas ainda não se encontram fechadas, sendo ainda necessário contabilizar o total de horas extraordinárias.

“Nas contas da festa da Câmara Municipal e podíamos tê-las trazido a esta reunião, só falta apurar uma coisa, que são as horas extraordinárias. Estas foram feiras em julho, portanto são processadas em agosto e não houve aqui tempo… houve entretanto trabalhadores que foram de férias e não as colocaram logo. Portanto, temos tudo apurado, falta apenas a questão das horas extraordinárias e que foram muitas”, explicou Anabela Freitas.

Anabela Freitas durante a reunião do executivo que decorreu esta manhã, dia 4 de setembro. Foto: DR

ÁUDIO | Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal de Tomar

O vereador Tiago Carrão, também vereador do PSD, questionou se ao valor atribuído à rubrica da Festa dos Tabuleiros, que se situa próximo de um milhão e 300 mil euros, ainda “falta acrescentar as horas extraordinárias como falava?”.

Anabela Freitas afirma que, embora ainda estejam por apurar os valores das horas extraordinárias, o “valor global irá para aí. No entanto, penso que ainda conseguimos numa próxima alteração diminuir alguns valores”, indicou.

Festa dos Tabuleiros 2023. Fotografia: Luís Ribeiro

ÁUDIO | Intervenção de Tiago Carrão (PSD) e resposta da autarca

De acordo com a edil, a Festa dos Tabuleiros tem três rubricas, nomeadamente a aquisição de bens, a aquisição de serviços e a transferência de capital, avançando que há ainda a possibilidade de diminuir os valores associados a uma das rubricas.

“Eu penso que há uma rubrica onde ainda conseguimos diminuir um pouquinho. Porque nós não quisemos mexer aí muito, não vá aparecer alguma coisa que não estejamos à espera. Mas o valor global andará por aí”, indicou a autarca tomarense.

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *