Foi inaugurado na manhã desta quinta-feira, 4 de janeiro, o “Espaço do Cidadão” na freguesia da Sabacheira, Tomar. Trata-se do terceiro espaço do género a ser inaugurado no concelho, após as freguesias de Asseiceira e Serra-Junceira também terem sido contempladas com a valência.

O “Espaço do Cidadão”, que serve a população não só da freguesia, permite que ali se trate da renovação de vário tipo de documentação como, por exemplo, o Cartão do Cidadão ou carta de condução. Estava inicialmente prevista a sua instalação na Estação de comboios (Estação de Vale dos Ovos- Fátima) mas devido a atrasos relacionados com a revisão do PDM, a opção acabou por ser a de instalar este serviço no contentor onde funciona também a Loja Social.

Presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas, inaugurou valência na manhã desta quinta-feira, 4 de janeiro, juntamente com o presidente de Junta, António Graça Foto: mediotejo.net

Anabela Freitas, presidente da Câmara de Tomar, marcou presença nesta inauguração e lembrou os critérios que estiveram na base da criação dos três espaços já inaugurados.

“Quisemos colocá-los em freguesias que distam mais quilómetros da cidade e onde há mais população residente como é o caso de Asseiceira. Cada vez mais as nossas populações estão envelhecidas e têm mais dificuldade em se deslocarem. Acho que é dever dos serviços públicos aproximarem-se, cada vez mais, do cidadão.

A autarca socialista anunciou ainda que o próximo Espaço do Cidadão a ser inaugurado é na freguesia de São Pedro de Tomar.

António Graça (PS), presidente da Junta da Sabacheira, considerou que hoje “é mais um dia importante para a freguesia”, salientando que é uma das freguesias  do concelho que está mais afastada do núcleo urbano e onde reside uma população muito envelhecida.

Espaço está preparado para permitir a renovação de documentos, tal como o Cartão de Cidadão Foto: mediotejo.net

“Este é um processo de modernização que todos os fregueses ambicionam e que é levar a freguesia para o Séc. XXI. Neste momento, com este espaço temos aqui uma série de valências – como a renovação do cartão do cidadão ou carta de condução – evitando a deslocação a Tomar”, disse ao mediotejo.net.

O autarca refere que também populares do concelho de Torres Novas e Ourém procuram o Espaço do Cidadão da Sabacheira, sendo que esta valência vai servir mais do que os próprios habitantes da freguesia.

O “Espaço do Cidadão” da Sabacheira vai estar aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h00 e das 13h00 às 16h00, contando com duas pessoas no atendimento.

 

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

Leave a Reply