As Jornadas de Esgrima Histórica que decorrem até este domingo, 12 de novembro, em Tomar juntaram cerca de 40 participantes, vindos não só de todo o país como também do estrangeiro. Organizado pela Associação Thomar Honoris, em parceria com a H.E.M.A. de Portugal e o Município de Tomar, o evento decorreu em grande parte no Pavilhão Municipal “Cidade de Tomar” onde se desenrolaram workshops de esgrima histórica e treinos livres. O público foi convidado a assistir ao evento.

Quem quisesse experimentar a modalidade também o poderia fazer, participando numa das muitas aulas abertas. “Temos à volta de 40 esgrimistas seniores o que faz com que estas jornadas sejam as maiores feitas até agora. Temos participantes de Espanha, Bélgica, República Checa ou Polónia o que faz com que este seja um evento multi-cultural, onde cada um apresenta a sua especialidade”, referiu Filipe Pires, presidente da Thomar Honoris , associação que nasceu há quatro anos a partir de um grupo de amigos.

Na tarde de sábado, a H.E.M.A. Portugal distinguiu Manuel Valle, espanhol que dedicou toda a sua vida à Esgrima Histórica e doou a sua Biblioteca à H.E.M.A., com a honra de Grande Mestre, um momento recheado de emoção que contou com a presença da presidente da Câmara de Tomar, Anabela Freitas.

Durante a tarde, a organização contou ainda com representantes da Acrescer – Associação de Pais e Amigos das Crianças com Necessidades Educativas Especiais que vai receber os donativos desta iniciativa uma vez que, como explica Filipe Pires, todos os eventos da Thomar Honoris têm uma componente solidária.
À noite realizou-se um jantar de Gala Medieval no Convento e Cristo, sendo que durante os três dias se realizaram visitas guiadas e esteve patente uma exposição Histórico-Militar no Museu da Levada. Filipe Pires destaca o envolvimento do município de Tomar na organização deste evento, permitindo que a actividade se tenha desenvolvido em condições singulares.