A escritora Inês Pedrosa vai ser homenageada pela Câmara Municipal de Tomar, no Dia da Cidade (1 de Março), sendo distinguida com a Medalha de Honra do Município. A par da escritora, recebem igual distinção os empresários José Cristóvão e João Mendes Godinho Jr. (a título póstumo).

Inês Pedrosa nasceu em 1962, em Coimbra mas tem ligações familiares ao concelho de Tomar. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, trabalhou em rádio, imprensa e televisão. Manteve durante anos uma crónica semanal no Expresso, que foi galardoada, em 2007, com o Prémio Paridade da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Entre 2008 e 2014 foi directora da Casa Fernando Pessoa, é colunista do semanário “Sol” e da revista “Ler”.

A decisão sobre quem iria receber medalhas e insígnias no Dia da Cidade foi tomada na reunião extraordinária de 5 de fevereiro  – tendo a discussão do elenco camarário decorrido em privado – mas só agora foi divulgada, após os homenageados terem sido contactados pela autarquia.

Na mesma cerimónia, será atribuída a Medalha Municipal de Mérito (Grau Ouro), a quatro instituições centenárias do concelho: a Sociedade Payalvense Manoel de Mattos, a Sociedade Banda Republicana Marcial Nabantina, o Sporting de Tomar e o União de Tomar. Serão igualmente distinguidos com a Medalha Municipal de Valor e Altruísmo (Ouro) Diamantino dos Santos (atual músico na Sociedade Nabantina), Luís Alfredo Vasco, os desportistas Ana Rente e Nuno Merino e Augusto Tamagnini.

[000374]
Decisão foi tomada na reunião extraordinária de 5 de fevereiro

Na mesma ocasião será igualmente homenageado o antigo Comandante dos Bombeiros Municipais de Tomar, Joaquim Patrício, com a Medalha Municipal de Mérito (Prata) e ainda os trabalhadores do Município e SMAS com 25 e 35 anos de serviço.

Elsa Ribeiro Gonçalves

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.