Escola de Tomar exibe filme “Alcindo” em parceria com a Frente Anti-Racista. Foto: DR

O Agrupamento de Escolas Templários, em parceria com o Núcleo de Tomar da Frente Anti-Racista, promove na quarta-feira, 14 de junho, no auditório da Biblioteca Municipal, a exibição do filme “Alcindo”, de Miguel Dores.

O filme, que será exibido às 09:30, no Auditório da Biblioteca Municipal Dr. António Cartaxo Da Fonseca, numa iniciativa do Agrupamento Templários enquanto escola do Plano Nacional do Cinema, incide sobre o Alcindo Monteiro – que na noite de 10 de junho de 1995, quando se deslocava até ao Bairro Alto para dançar – foi agredido por um grupo de ‘skinheads’ pela cor da sua pele, acabando por morrer.

Alcindo Monteiro tinha 27 anos, nascera no Mindelo, em Cabo Verde, e vivia no Barreiro.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *