Procissão do Círio de Nossa Senhora da Piedade, em Tomar. Foto: arquivo/mediotejo.net

A tradicional entrega do Círio de Nossa Senhora da Piedade (ou Nossa Senhora das Dores) realiza-se este domingo, dia 10, na Praça da República. O momento simbólico integra um conjunto de atividades em diversos locais da cidade ao longo do dia e tem ponto alto na ermida dedicada à santa.

O programa da iniciativa organizada pela Comissão de Culto de N. S. da Piedade e as Paróquias de Tomar começa às 09h30 com a saída da Mata dos Sete Montes do cortejo composto por cavaleiros, charrete e banda, que faz paragem na Praça da República às 10h00 para a entrega do Círio.

O andor com a imagem da santa chega com a procissão que reúne um elevado número de devotos à Ermida de Nossa Senhora da Piedade pelas 11h00. Neste local – para o qual se deixaram de subir os cerca de 300 degraus devido aos animais que integram o cortejo – têm lugar a missa campal, o leilão das fogaças transportadas à cabeça durante o cortejo e o almoço.

A animação musical junta-se a esta tradição religiosa que se cumpre no primeiro fim-de-semana de setembro e a Praça da República recebe as atuações de Lelita, pelas 14h30, e Luís Filipe Fortunato, a partir das 15h30.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *