Momento do encerramento da 8.ª edição do Bibliotecando em Tomar Foto: mediotejo.net

O “Bibliotecando em Tomar” 2018 começa esta sexta-feira, dia 4, com o tema “Ética & Estética: leituras possíveis” e prolonga-se até sábado, dia 5, com oito painéis de oradores. Dois dias para se “bibliotecar” no Complexo Cultural da Levada, começando na manhã de sexta-feira que inclui uma conferência de abertura com o presidente da Comissão de Honra, Guilherme d’Oliveira Martins e Teresa Andresen.

O início oficial está marcado para as 9h30 e a conferência de abertura para meia-hora depois. O primeiro painel começa às 11h00, quando João Ferrão e Sérgio Barroso exploram a “Arquitetura, Paisagem e Território” moderados por Paulo Diogo. Pelas 12h00, é Antónia Barreto quem modera Maria do Carmo Vieira e Marçal Grilo no painel dedicado à “Ética e Estética e Educação”.

O terceiro momento de reflexão, moderado por António Gameiro, foca-se na “Economia & Direito: entre ética e estética”, a partir das 15h00, através das intervenções de Graça Franco, Sérgio Ribeiro e Alberto Fernandes Brás. Pelas 16h30, o assunto em destaque passa a ser “Sociedade (moda / tecnologia)” e Cristina Duarte e Carlos Fiolhais têm moderação de José Carlos Vasconcelos (em confirmação).

Guilherme d’Oliveira Martins é o presidente da Comissão de Honra. Foto: mediotejo.net

Regressa-se ao Complexo Cultural da Levada no sábado, às 9h30, para ficar a conhecer pormenores da “Ética digital e inteligência artificial, que diálogo?” através das palavras de Luís M. P. Correia e Arlindo Oliveira, moderadas por António Manso. Pelas 11h00, Pedro Guilherme Moreira, Rodrigo Guedes de Carvalho e Paulo Pires do Vale abordam a “Ética e Estética na Literatura Contemporânea” com moderação de Sofia Mota.

A última tarde da iniciativa começa às 15h00 com o painel “A Ética e a Estética na Medicina”, que conta com a moderação de A. Fernandes Ferreira e as intervenções de Jorge Soares, Francisco Sobral Rosário e Isabel Galriça Neto (em confirmação). Para as 16h00 ficaram reservadas a “Ética e Estética nas Artes”, apresentadas por Marco Daniel Duarte, Teresa Desterro e Rui Vieira Nery, moderados por Ana Rita Vieira.

O Complexo Cultural da Levada recebe a iniciativa durante dois dias. Foto: DR

O “Bibliotecando em Tomar” é organizado em conjunto pelos agrupamentos de escolas Templários e Nuno de Santa Maria, a Unidade de Intervenção Social e Educação do município de Tomar, o Centro de Formação “Os Templários”, o Centro Nacional de Cultura, o Instituto Politécnico de Tomar e a Rede de Bibliotecas Escolares.

Os interessados em “bibliotecar” durante dois dias no Complexo Cultural da Levada podem inscrever-se online ou através do e-mail bibliotecandoemtomar2018@gmail.com.

Sónia Leitão

Nasceu em Vila Nova da Barquinha, fez os primeiros trabalhos jornalísticos antes de poder votar e nunca perdeu o gosto de escrever sobre a atualidade. Regressou ao Médio Tejo após uma década de vida em Lisboa. Gosta de ler, de conversas estimulantes (daquelas que duram noite dentro), de saborear paisagens e silêncios e do sorriso da filha quando acorda. Não gosta de palavras ocas, saltos altos e atestados de burrice.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.