A Associação Sport Clube Operário de Cem Soldos, prepara-se para celebrar a cultura da vinha e do vinho na aldeia de Cem Soldos (Tomar) com a Festa do Vinho Novo, este ano marcada para este fim de semana, dias 14 e 15 de novembro.

A Festa do Vinho Novo tem vindo a aumentar de ano para ano, seja em número de vinhos para provar, seja em número de visitantes. Nesta edição a festa alarga-se em dias. A associação SCOCS dedica dois dias à Festa do Vinho, que depois das 15h da tarde transforma a sua sede numa acolhedora tasca familiar.

A Festa do Vinho Novo reúne vários produtores do concelho, que generosamente cedem parte da sua colheita para o evento, onde se conjuga a prova de vinhos, música tradicional, e petiscos típicos. Este ano, é ainda possível almoçar caldo verde e feijoada no domingo, sob marcação prévia.

A iniciativa é desenvolvida para promover a riqueza da cultura rural que está na base da forma como se cultiva as terras, assim como na forma como se partilham os seus frutos.

Celebra-se a tradição local e a aplicação e recriação das técnicas tradicionais, os saberes passados de geração em geração para o tratamento das vinhas e para a produção do vinho, bem como a integração do seu consumo numa lógica positiva de convívio e de partilha.

 

Mário Rui Fonseca

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.