A Várzea Grande transformou-se no sábado na maior sala de espetáculos de Tomar, desta
vez com um concerto da banda ‘Anjos’, com a dupla dos irmãos Nelson e Sérgio Rosado a tocarem os seus temas mais conhecidos e a colocar em festa o muito público presente.
Tomar está em celebração por estes dias, com o concerto dos Anjos integrado nas comemorações da elevação de Tomar a cidade, e numa altura em que se começam a aliviar algumas restrições associadas à pandemia. Os Dias de Thomar, que arrancaram este ano com a rota de tapas e petiscos Tomar à Prova, prosseguem com uma série de eventos, caso do concerto dos Anjos na Várzea Grande, e das cerimónias oficiais no Dia da Cidade, a 1 de março, seguidas do concerto da Orquestra Sinfónica de Thomar. Este ano a programação assinala ainda os 20 anos do Cine-Teatro Paraíso, num programa em que vão ser homenageadas personalidades tomarenses das mais diversas áreas.
As comemorações do Dia da Cidade e dos 20 anos do Cine-Teatro Paraíso, por via dos Dias de Thomar, contam com a Rota das Tapas – Tomar à Prova até 6 de março, das 17h00 às 24h00, nos 15 estabelecimentos aderentes e com cerca de 30 petiscos e iguarias à espera de serem degustados, pelo custo simbólico de 3 euros, incluindo uma bebida nabantina.
Depois da Mostra de Cinema Manuel Vicente e do concerto do projeto a solo de Moisés, ambos no Cine-Teatro Paraíso, seguiu-se o espetáculo “Pela Água”, no dia 25 de fevereiro, um texto original do tomarense Tiago Correia, publicado pela Imprensa Nacional Casa da Moeda, em 2017, no âmbito do Grande Prémio de Teatro da SPA / Teatro Aberto.

No sábado, dia 26 de fevereiro, o Complexo Cultural da Levada foi palco da inauguração da exposição da tomarense Engrácia Cardoso, ficando patente até 15 de maio a mostra “Uma paisagem recortada”.
Também no sábado, dia 26 de fevereiro, e até 27 de março (aos fins de semana e no feriado de 1 de março), arrancou a XXIII Mostra da Lampreia no concelho de Tomar, onde se poderão degustar nos restaurantes e pastelarias aderentes iguarias típicas ligadas ao ciclóstomo, desde o afamado arroz de lampreia à doce lampreia de ovos.
Foi na noite deste sábado que a música e a animação estacionaram na Várzea Grande com o concerto do duo Anjos, seguidos da dupla Pão-de-Ló gigéis sete, evento de entrada livre.
Este domingo, dia 27, foi dedicado aos 20 anos do Cine-Teatro Paraíso, com uma homenagem a Jaime de Oliveira, falecido em 2003, o último proprietário e sócio do Cine-Teatro, responsável pela criação das sessões de cinema infantil gratuitas em Tomar.
Chegado o feriado municipal, Dia da Cidade, 1 de março, o dia principiará com as cerimónias oficiais na Praça da República, com o tradicional hastear das bandeiras e deposição de flores na estátua de D. Gualdim Pais.
Após este momento, segue-se pelas 10h30, no Cine-Teatro Paraíso, a sessão solene da Assembleia Municipal, onde serão homenageadas pela Câmara Municipal de Tomar um conjunto de personalidades de diversas áreas.
Entidades a homenagear:
Medalha Municipal de Mérito – Grupo Musical FH5 e empresas PAVIPREL, Manelzito da Estação, José Joaquim Lourenço e Segorbe, Ferreira & Mesquita, Lda
Medalha Municipal de Valor e Altruísmo – Dr. Vieira da Luz, Dra. Maria João e Professora Fernanda Mocho
Medalha Municipal de Valor Desportivo – Técnico Manuel Francisquinho e atleta Tomás Santos
Medalha de Honra do Município de Tomar – cineasta Manuel Vicente, judoca Patrícia Sampaio, professores fundadores do Instituto Politécnico de Tomar Júlio das Neves e Rosário Baeta Neves e a instituição Santa Casa da Misericórdia.

As cerimónias cessam pelas 21h00, com a Orquestra Sinfónica de Thomar a subir ao palco do Cine-Teatro Paraíso para um concerto de entrada livre (sujeito a levantamento de bilhete).
Durante o Dia da Cidade, o Castelo Templário de Tomar estará aberto ao público, permitindo acesso ao local onde a sua fundação de facto ocorreu.
Programa:
9h00 – Abertura do recinto do Castelo, muralhas, praça de armas e Alcáçova;
10h00 – Hastear da Bandeira (nacional, templária e da Associação Thomar Honoris);
10h30 – Início das actividades de animação da Thomar Honoris no recinto da Praça de Armas e Castelo;
11h00 e 15h00 – Visitas guiadas à Alcáçova;
17h00h – Fim das atividades e encerramento.

No último fim de semana de comemorações, é a vez do Mercado Municipal de Tomar mostrar o que tem de melhor através da iniciativa “Mercado à Prova”, com prova de vinhos, enchidos e outros produtos locais, no dia 5 de março (sábado) das 10h30 às 12h30.
As iniciativas fecham com a prova de referência no atletismo de estrada, as 3 Léguas do Nabão, com início marcado na Praça da República, pelas 10h30, no domingo, dia 6 de março. Esta será a 38ª edição desta prova que é referência no calendário nacional de provas de estrada, com distância de 15 km na prova-mor, mas também com caminhada de 10 km e adaptações aos mais novos participantes através da Mini-Légua e Leguazinha. Mais informações: www.clubecalma.pt/3-leguas-do-nabao