A comunidade tomarense envolveu-se na dinâmica ocupacional dos utentes do Centro de Integração e Reabilitação de Tomar (CIRE) no âmbito dos tempos livres (ATL), tendo promovido atividades com contadores de histórias e outras ligadas à música, yoga, manicure e fotografia.
Com a envolvência e generosidade da comunidade, as Atividades de Tempos Livres (ATL) no Centro de Integração e Reabilitação de Tomar geraram uma dinâmica de solidariedade em movimento entre os dias 16 e 31 de agosto, período no qual as atividades ocupacionais estão encerradas para férias. A instituição, com a ajuda coletiva, animou os utentes e colmatou as necessidades das suas famílias no sentido em que estas precisam de continuar a trabalhar.
Assim, neste período, muitas foram as atividades desenvolvidas com a colaboração de membros singulares e associativos da comunidade, como seja a dos professores da Escola de Música da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, as crianças do C.A.T.L. da mesma associação, a Associação de Pais do Jardim de Infância Raúl Lopes, contador de histórias da Biblioteca Municipal de Tomar e membros singulares da comunidade que brindaram os utentes do CIRE com atividades como manicure, cabeleireiro, aulas de ioga, fotografia e até um DJ.
O último dia de atividades foi passado em clima de festa, onde as “deficiências” não foram forma de inibição para que a alegria e a diversão acontecessem.
A par de suprir as necessidades das famílias, estas atividades também foram planeadas com os objetivos de sensibilizar a comunidade sobre a deficiência e reforçar o tema sobre a velha/nova, questão da integração social. “A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades.”
c/Zé Paulo Marques
