Estão a decorrer trabalhos de limpeza e e controlo de infestantes nas margens do rio Nabão, na cidade de Tomar, naquele que é um investimento municipal de 6.144 € (+IVA), que comporta também o corte, rechega e remoção da vegetação invasora do leito do rio e beneficiação de vegetação nativa espontânea.
A empresa Canto Verde – Jardins e Espaços Verdes, Lda. é a responsável por executar os trabalhos, por adjudicação do município, estando assim a proceder à limpeza do leito e margens do rio na zona urbana entre a Piscina Vasco Jacob e a Ponte Velha, incluindo o Açude Real e o Açude dos Frades, bem como no canal da Levada.
Pese embora a profunda limpeza realizada em 2019, com o desassoreamento de extensas áreas e a limpeza e remoção dos infestantes do leito e margens, “a diminuição da pluviosidade e consequente redução do caudal do rio nos anos subsequentes não tem permitido que, de uma forma natural, a corrente arraste estes infestantes, impedindo a sua fixação e proliferação no meio aquático”, refere a autarquia.
