O Convento de Cristo, em Tomar, abre na sexta-feira o seu ciclo de colóquios com o tema “Arquitetura e Ornamento em Tomar, Fixação e Mobilidade”.
A iniciativa é realizada em colaboração com o Centro de Estudos em Arqueologia, Artes e Ciências do Património, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.
O tema escolhido para este primeiro colóquio (de entrada livre, mas inscrição obrigatória) visa destacar o ornamento como recurso vital da arquitetura, e não meramente decorativo, e de elemento agregador na estratégia de construção de um mundo perfeito e ideal, sublinha uma nota do Convento de Cristo.
“Se o ornamento não pode ser dissociado de um espaço organizado e racionalizado pela arquitetura, a ele cabe a missão de clarificar e capitalizar a atmosfera criada”, acabando por se inscrever em outras disciplinas artísticas, refere o comunicado, que classifica esta temática como das “mais palpitantes que envolvem o Convento de Cristo e as práticas artísticas da criação”.