A cidade de Tomar é capital do judo, entre os dias 1 e 5 de julho, reunindo cerca de 250 judocas no Pavilhão Municipal, numa iniciativa da Associação de Judo do Distrito de Santarém (AJDS). Na manhã deste domingo realizou-se a sessão de abertura do VI Open Internacional de Cadetes, que decorre entre as 8h e as 17h, mas entre 2 e 5 de julho (10h-12h e 17h-19h), a AJDS organiza, também no Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, o XIII Estágio Internacional.
Pedroso Leal, presidente da AJDS, salientou o espírito de fair-play desta competição, esperando que da cidade de Tomar saia “uma jornada de qualidade” que agrade a todos os participantes. Hugo Cristóvão, vice-presidente da Câmara de Tomar, deu as boas-vindas a todos, agradecendo a AJDS por ter escolhido Tomar para a organização deste torneio e estágio. “Quero convidar todos os envolvidos a desfrutar do muito que Tomar e a região tem para oferecer”, disse.

Este estágio será conduzido pelo ex-atleta e agora treinador Tiago Camilo, um dos melhores judocas de sempre do Brasil: Vice-Campeão Olímpico (Sidney, 2000), Campeão do Mundo (Rio de Janeiro, 2007), Medalha de Bronze Olímpica (Pequim, 2008), único atleta que venceu os Jogos Pan-Americanos três vezes (2007, 2011 e 2015) e Campeão do Mundo Júnior (1998). Tiago Camilo regista, ainda, a participação em quatro Jogos Olímpicos.
Gala Martinez, 16 anos, vem da Extremadura (Espanha) pratica judo desde sempre, tendo nascido já numa família de praticantes. “Gosto de conhecer gente nova, tenho amigos de todo o mundo e vou a muitos sítios, o que é o melhor. Não conhecia Tomar e estou encantada”, disse, acrescentando que a prática de judo requer muito foco e concentração. “Quero levar daqui novas aprendizagens e conhecer gente nova. E, sobretudo, fazer bem o que me ensinam”, refere.

Tiago Marques, 15 anos, veio de Lisboa para participar neste Open e Estágio. Pratica judo há 11 anos tendo ido parar a esta modalidade porque se interessou pela modalidade após uma demonstração a que assistiu na escola. “Sinto que é um desporto que nos consegue tornar física e mentalmente mais fortes porque precisamos de treinar muito o nosso foco durante os combates e a nossa concentração durante os treinos”, disse ao mediotejo.net.

É a primeira vez que está em Tomar, contando levar deste estágio novos amigos e ensinamentos. “Estão aqui muitos mestres novos com os quais dá para aprender muitas técnicas novas. É sempre bom ter uma boa variedade de escolha de estilos e técnicas”, atesta o jovem judoca.

Estas iniciativas têm como patrocinador oficial o GRUPOVARIUS e contam com os seguintes parceiros: Aval TN (Consultores em Engenharia & Avaliação), Clínica Chora Barroso, Federação Portuguesa de Judo, Hotel dos Templários, Instituto Politécnico de Tomar, IPDJ, Junta de Freguesia de São João Baptista e Santa Maria dos Olivais (Tomar), Les Dauphins, Município de Tomar, Regimento de Infantaria Nº 15, Sport Club Operário de Cem Soldos, Tomarel e Tomartrónica.