Com o objetivo de debater a humanização dos cuidados de saúde, a Comissão de Humanização do Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) promove na quinta-feira, dia 7 de abril, o I Simpósio Nacional das Comissões de Humanização Hospitalares. O encontro marcado para o Dia Mundial da Saúde vai decorrer no Convento de Cristo, em Tomar, entre as 9h30 e as 16h00.
Está previsto que o evento junte perto de uma centena de participantes, bem como mais de duas dezenas de comissões de humanização de hospitais portugueses, de vários pontos do país.
“Neste Dia Mundial da Saúde, o segundo celebrado nos quatro cantos do planeta em contexto de pandemia, quisemos trazer para a ordem do dia, com a organização deste encontro, a humanização dos cuidados de saúde no SNS. A Humanização foi, de facto, uma das maiores lições da pandemia da COVID-19: promovemos a Saúde de pessoas para as pessoas”, refere Casimiro Ramos, presidente do Conselho de Administração (CA) do CHMT.
Conforme divulgado em comunicado, Casimiro Ramos acrescenta ainda que “a criação de uma cultura de humanização da saúde nos hospitais do SNS, de proximidade e profundo respeito pelos doentes que servimos e pelas suas famílias, é um esforço continuado”, pelo que a presença de 21 comissões de humanização de hospitais de vários pontos do país, bem como a cerca de uma centena de participantes confirmados, revelam que “os hospitais do SNS querem estar cada vez mais perto daqueles que cuidam”.
Programa completo I Simpósio das Comissões de Humanização Hospitalares
09h30 Sessão de Abertura
10h30 Comunicações
A identidade de um Serviço/Comissão de Humanização num Hospital
Filipe Almeida | Centro Hospitalar Universitário de São João
11h00 Pausa para café
11h30 Comunicações
Humanização. O que queremos fazer?
Luís d’Orey Manoel | Instituto Português de Oncologia de Lisboa
IPO de Coimbra + Humanizado
Margarida Fonseca Pires; Joana Nobre; Margarida Ornelas
Instituto Português de Oncologia de Coimbra
12h30 Almoço
14h00 Comunicações
Humanização: da teoria à prática. A realidade do Centro Hospitalar de Leiria
Andreia Correia; Paula Melanda; Rita Martins | Centro Hospitalar de Leiria, EPE
Experiência da Comissão de Humanização do Centro Hospitalar do Oeste
Alexandra Seabra | Centro Hospitalar do Oeste, EPE
Humanização de Cuidados – o que realmente importa?
Sílvia Monteiro | Centro Hospitalar Universitário de Coimbra
15h30 Pausa para café
16h00 Debate e Sessão de Encerramento