Foto: CM Tomar

Naquela que foi outrora a escola primária da localidade nasceu o Centro de Natureza da Póvoa, na União de Freguesias de Além da Ribeira e Pedreira, ponto central para o turismo de natureza e de ciclyng, criado na sequência do Orçamento Participativo de 2016, com um investimento de cerca de 130 mil euros. A inauguração decorreu no sábado, dia 2 de julho.

Esta nova estrutura vai assim funcionar como ponto de partida para dois percursos pedestres que totalizam cerca de 23 quilómetros, bem como centro cycling de percursos cicláveis do país, homologado pela Federação Portuguesa de Ciclismo, e com cerca de 150 quilómetros para desfrutar, num total de oito circuitos pedestres e cicláveis.

Na inauguração estiveram presentes e fizeram alocuções referentes à iniciativa, o presidente da Junta de Freguesia, Jorge Graça, o presidente do Rotary Club de Tomar, José Ribeiro Mendes, o vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, Sandro Araújo, o presidente da Assembleia Municipal, Hugo Costa, e a presidente da Câmara, Anabela Freitas. A Banda da Pedreira foi responsável pelos momentos musicais da cerimónia.

Segundo informação municipal foi frisado por todos os presentes “o envolvimento da população local, desde logo com a escolha feita no Orçamento Participativo, bem como a valorização que este centro trará à união de freguesias e ao próprio concelho, contribuindo ainda para a valorização e defesa do rio Nabão”, tendo Anabela Freitas chamado a atenção para “dois bons exemplos de economia circular: a recuperação e valorização de um edifício devoluto e o merchandising do centro, com porta-chaves feitos artesanalmente a partir de correntes e pastilhas de travão de bicicletas”.

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.