Pormenor do cartaz.

A terceira exposição do Ciclo em Fotografia e Território chega à Casa dos Cubos, em Tomar, este sábado, dia 2 de julho, com a série “Narcisismo das Pequenas Diferenças”, da autoria da fotógrafa portuguesa Pauliana Valente Pimentel. O trabalho foi desenvolvido durante uma residência artística na ilha de S. Miguel, nos Açores, durante o ano de 2017. 

Através desta série é possível assistir ao “desenvolvimento de um conjunto de linhas que já se vislumbravam em trabalhos anteriores da artista, nomeadamente o interesse pelo retrato e pela juventude, expresso através de uma fotografia empática, de proximidade entre autora e visados, onde identidade e individualidade, diferença e performance, parecem andar de mãos dadas para constituir uma experiência do mundo que é ao mesmo tempo estética e sensível”, descortina-se em comunicado de imprensa enviado ao nosso jornal.

Os locais onde os retratos foram feitos pretenderam também dar a conhecer algo do ambiente social do lugar e do entorno paisagístico da ilha, pelo que “parece contribuir para uma dimensão distintiva da individualidade dos retratados, de uma simbiose entre expressões, gestos, linguagem corporal, ambientes, lugares e paisagem, cheia de sentidos e possibilidades, de uma potência expressiva que nos apraz não apenas registar como também mostrar”.

A mostra, patente até 4 de setembro, é de entrada gratuita.

 

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.