O Presidente da Casa do Benfica em Tomar, Abel Bento, e o Presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Foto: mediotejo.net

“Tenho 75 anos, tenho a 4ª classe e não sei falar inglês”. Foi desta forma que o atual Presidente do Sport Lisboa e Benfica, se apresentou aos sócios e apoiantes na Casa do Benfica em Tomar este domingo. Luís Filipe Vieira esteve ali numa ação de campanha como recandidato à presidência do clube numa deslocação à região do Médio Tejo que começou em Abrantes, passou por Tomar e Entroncamento e terminou em Torres Novas.

O dirigente encarnado foi recebido com uma calorosa salva de palmas pelos sócios e apoiantes da candidatura. O próprio Presidente da Casa, Abel Bento, também Presidente do União de Tomar, recebeu Luís Filipe Vieira e não escondeu o seu apoio ao candidato.

Durante a curta intervenção, o Presidente do Benfica começou por destacar a importância das Casas do Benfica espalhadas pelo país que têm agora uma imagem uniformizada. “Queremos umas Casas de Benfica com mais benfiquistas cá dentro, um local à Benfica, onde se viva o benfiquismo e onde se pode apreciar os jogos”, disse o dirigente.

“Toda a gente me conhece, toda a gente conhece a obra que temos feito, mas o que interessa agora é falar do presente e do futuro”, proclamou, anunciando a intenção de “manter a estrutura organizativa e apostar cada vez mais na parte desportiva”.

Outros dirigentes do Benfica participaram nesta visita. Foto: mediotejo.net

No seu discurso disse querer “um Benfica ganhador, a vencer em todos os campos onde entra, seja no futebol seja nas outras modalidades”. Aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipa de triatlo do Benfica que neste dia se sagrou vice-campeão europeia.

“Queremos ganhar, ganhar, ganhar. O Benfica é um clube só de títulos e quando tal não acontece entramos em depressão”, afirmou Luís Filipe Vieira, que terminou com um apelo à união.

“Queremos um Benfica unido. Não vale a pena criticar ninguém, cada um tem as suas ideias”, disse, numa referência aos restantes três candidatos à presidência do clube: João Noronha Lopes, Rui Gomes da Silva e Francisco Benítez. Disse ainda desejar que, a partir do dia 30, data das eleições, “haja só um Benfica, todos unidos à volta do mesmo símbolo”.

Houve ainda oportunidade para alguns perguntas colocadas pelos sócios, com enfoque na promessa de que, se Luís Filipe Vieira ganhar, será o seu último mandato na presidência do Benfica, tendo feito notar que está há cerca de 19 anos na direção do clube e há 17 na presidência.

“Praticamente não tive férias, tenho família, tenho mulher, filhos e netos e esta foi uma decisão devidamente ponderada em conjunto com a família”, argumentou. “Dentro do Benfica há gente com muita qualidade que pode dar continuidade a este projeto”, afirmou.

Em jeito de balanço da sua gestão, destacou os resultados tanto em termos desportivos como em termos financeiros, reconhecendo que o clube “está muito apetecível”.

Numa altura em que o seu nome surgiu envolvido no caso “Lex”, ao lado do juiz Rui Rangel, o tema não foi escamoteado e Luís Filipe Vieira disse ser vítima, tal como a sua família. “Espero um dia saber porque é que me embrulharam naquela situação”, afirmou. Manifestou-se confiante na justiça e nos bons juristas do Benfica, lembrando que o clube tem ganho todos os processos judiciais.

Sócios manifestaram efusivamente o apoio a Luís Filipe Vieira. Foto: mediotejo.net

No final, o Presidente do Benfica deixou um apelo ao voto, seja em Santarém, Leiria ou no estádio da Luz, os locais mais próximos para os sócios votarem no dia 30.

Houve ainda tempo para o Presidente da Casa, Abel Bento, agradecer a visita do candidato e a presença dos benfiquistas. Aproveitou a oportunidade para convidar Luís Filipe Vieira a regressar a Tomar no próximo aniversário da representação nabantina, convite que o dirigente declinou porque, de outra forma, teria de ir a todas as Casas. No entanto, disponibilizou-se a voltar a Tomar noutra ocasião.

A acompanhá-lo estava Alcino António, Vice-Presidente do Benfica, Jorge Jacinto, diretor das Casas do Benfica, Almeida Lima, Vice-Presidente para as Casas, e António Veloso, antigo capitão do clube.

E foi com um “Viva o Benfica”, muitas fotos e selfies e alguns autógrafos que Luís Filipe Vieira se despediu dos benfiquistas nabantinos. Antes, o presidente recandidato esteve em Abrantes, onde foi recebido na Casa do Benfica local, tendo almoçado em Alferrarede.

*c/Fotos e video em Abrantes de Jorge Santiago e David Pereira

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *