Gonçalo António e Cláudia Oliveira são os Reis do Carnaval da Linhaceira (Tomar) deste ano, uma iniciativa que promete quatro dias de folia, atraindo muitas pessoas até esta localidade. Os Reis os responsáveis pela ornamentação do carro alegórico onde vão desfilar – uma surpresa só revelada no dia do corso de Carnaval – distribuindo beijos, sorrisos e rebuçados. Os festejos estão marcados para os dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro.
João Saloca, responsável e elemento da organização do Carnaval da Linhaceira, que vai na sua 28.ª edição, salienta que esta iniciativa pertence a todo o concelho de Tomar. “É um encontro de amigos, muitos que só se encontram nesta altura do Carnaval”, atesta. A eleição do Rei e da Rainha do Carnaval da Linhaceira é feita sempre no primeiro fim-de-semana do novo ano, num jantar (organizado pelos últimos Reis do Carnaval) com todos os antigos Reis. “Convidamos a Rainha e a Rainha é que escolhe o Rei”, explica João Saloca.
O Grande corso do Carnaval da Linhaceira vai contar, este ano,  entre 18 a 22 carros alegóricos, sendo que cada grupo colabora na ornamentação dos mesmos. “Cada um contribui à sua maneira… a trabalhar esferovite, a pintar, a desenhar, a costurar fatos mas há muita gente que só pode participar no dia do corso”, explica, acrescentando que os carros alegóricos deste ano começam a ser feitos em dezembro.

Os carros, explica, são preparados muitas vezes no Pavihão da ACR da Linhaceira mas muitos também os fazem na sua garagem, se houver espaço. Por norma, a ornamentação de um carro custa, no mínimo, 300 euros, sendo que em cada Carnaval são investidos cerca de 15 a 20 mil euros. Para tal, é necessário o apoio de muitos patrocinadores sendo que a Câmara de Tomar também apoia sempre com um subsídio.

“Porcalhada” diverte na Terça-Feira Gorda

Em relação ao Cartaz do Carnaval deste ano, João Saloca, destaca o baile que se realiza no no sábado, 10 de fevereiro, a partir das 22 horas, com o grupo P.A.3. Nesta noite será feita a apresentação dos Reis do Carnaval de 2018 que recebem o testemunho dos reis da edição anterior, por volta das 23h55. No domingo, 11, é o dia do Grande Corso a partir das 14h30 com a atuação da fanfarra “Os Divertidos” de Vila Nova de Famalicão.
À noite, pelas 22 horas, há baile com o grupo Duo MP de Portalegre. Na segunda-feira, 12, há novamente baile com o grupo ED+ e, a partir da meia-noite, realiza-se o 28.º Concurso de Fatos de Papel.
Na terça-feira, como é tradição, realiza-se no Campo de Jogos, a partir das 15 horas, a “Grande Porcalhada”, que consiste numa divertida prova sendo que quem for mais ágil a apanhar o leitão leva-o para casa. À noite tem lugar o baile com o Duo Musical  “Patos Bravos” de Tomar e pela meia-noite tem lugar a eleição do Melhor Mascarado. Todos os bailes são realizados na Tenda que existe no campo de jogos, sendo que há muita facilidade no estacionamento.

Este ano, os visitantes têm um atractivo extra, com a possibilidade de participarem no concurso de fotografia alusivo ao evento, uma iniciativa que se integra nas comemorações do centenário da escola primária local e cujo regulamento pode ser consultado em https://bibliotecalinhaceira.blogspot.pt .

Com acessos pelas autoestradas A13 e A23 e proximidade do caminho-de-ferro, Linhaceira fica situada no sul do concelho de Tomar, no centro da região do Médio Tejo.

Elsa Ribeiro Gonçalves

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.