As candidaturas ao apoio social escolar para os alunos do 1º ciclo do concelho vão passar a ser feitas, exclusivamente, através da internet. A novidade foi apresentada esta segunda-feira, dia 11, pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Tomar, Hugo Cristóvão, durante a reunião do executivo, e no futuro a medida irá abranger outros anos de ensino.
A primeira fase de candidaturas arranca na próxima segunda-feira, dia 17, e até ao dia 26 de julho, os encarregados de educação vão poder utilizar a plataforma informática SIGA – Sistema Integrado de Gestão e Aprendizagem, gerida pela autarquia, que permite, igualmente, a consulta de dados pessoais e da assiduidade ao serviço de refeições.

O vice-presidente referiu durante a reunião que ao longo do próximo ano letivo, de 2019/20, serão desenvolvidos outros “instrumentos” na plataforma, como o pagamento das refeições (alunos não subsidiados e com escalão B) e a consulta das ementas escolares.
Os responsáveis educativos vão receber um ofício com as respetivas credenciais e instruções, estando assegurado apoio aqueles que não tenham acesso à internet ou necessitem de ajuda. Nestes casos, os interessados devem dirigir-se às secretarias das sedes dos agrupamentos escolares, na Escola Secundária Jácome Ratton ou na Escola Secundária Santa Maria do Olival.