Tomar transforma-se no 'Centro Mágico do Natal' de 1 a 24 de dezembro. Foto arquivo: Luís Ribeiro

A campanha “Tomar Natal é no Comércio Local”, promovida pela Câmara Municipal durante a quadra natalícia com objetivo de promover as compras no comércio do concelho, minimizando o impacto da pandemia, gerou um impacto direto de 324 mil euros em compras nos 112 estabelecimentos comerciais aderentes. A iniciativa do Município representou um investimento de 100 mil euros por parte da autarquia na campanha decorreu entre 14 de novembro e 31 de dezembro. Filipa Fernandes, vereadora da CM Tomar, referiu em reunião de executivo que “a iniciativa teve bastante adesão e foi bem vista por parte da população e comerciantes”, tendo inclusive sido exemplo replicado em outros concelhos do país.

Recorde-se que a campanha consistiu na venda de cartões de desconto no valor de 10 e 20 euros, que eram adquiridos pelos clientes por metade do valor, para depois serem descontados em compras nos estabelecimentos comerciais aderentes, numa listagem global de 112 estabelecimentos.

No total foram efetuadas 7151 compras que resultaram em 323.618,76 € de investimento direto no comércio local tomarense durante aquela época, ajudando os empresários e a economia locais numa conjuntura difícil devido à pandemia de covid-19.

O resultado satisfez os comerciantes, segundo a Câmara Municipal, pois além do incremento direto das vendas, deu-se visibilidade aos estabelecimentos e produtos.

O sucesso da iniciativa levou a que outros municípios a replicassem nas suas localidades, tendo despertado interesse a nível nacional.

A autarquia comprometeu-se a pagar o valor dos cartões de desconto aos comerciantes pelo que essa comparticipação foi feita em três fases. “Antecipados numa primeira fase para o final de dezembro, a segunda em meados de janeiro e a última no início de fevereiro, ainda antes do prazo final estipulado pelas normas, garantindo assim também que não tivessem dificuldades de tesouraria”, pode ler-se em comunicado da autarquia.

Filipa Fernandes admitiu, durante a passada reunião de Câmara, que apesar do sucesso da iniciativa esta carece de melhorias no futuro, entre as quais a maior limitação do número de cartões adquiridos por cada contribuinte “para manter um cuidado de equidade maior do que o que se verificou”.

“Efetivamente foi uma iniciativa inovadora. Tomar foi o primeiro município a avançar com esta iniciativa e não tínhamos onde ver normas para nos seguirmos, foi tudo criado de raiz, mas creio que o município, os comerciantes e Tomar estão de parabéns porque foi uma mais-valia e se hoje os comerciantes não conseguem vender devido à situação pandémica, por estarem encerrados, felizmente houve no Natal uma circulação de verbas significativa que lhes permite agora, pelo menos, ter um bocadinho de mais estabilidade”, afirmou a vereadora da CM Tomar durante a apresentação do relatório final referente a esta campanha promovida pela autarquia para apoio ao comércio local durante a quadra natalícia passada.

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *