Foto: CM Tomar

A Câmara Municipal de Tomar divulgou esta tarde ter acionado medidas preventivas para travar o surto de Covid-19, tendo para já procedido à suspensão de realização de eventos em espaços municipais entre 12 de março e 5 de abril. Em conferência de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira, dia 11 de março, a autarquia anunciou um conjunto de medidas preventivas que prevê encerramento de espaços municipais, que podem ser alteradas conforme a evolução da situação.

As medidas foram apresentadas por Anabela Freitas e pelo executivo municipal por si liderado, tendo sido tomadas no seguimento da reunião da Comissão Municipal da Proteção Civil, decorrida anteriormente na manhã desta quarta-feira, conforme pode ler-se em nota enviada à imprensa.

Deste modo, ficou decidido que:

– As piscinas municipais e todas as suas valências são encerradas a partir de quinta-feira, dia 12 de março.

– Mantêm-se em agenda as competições federadas, nomeadamente no Estádio e Pavilhão Municipal Cidade de Tomar, sendo que as mesmas decorrerão à porta fechada. Já o Campeonato Distrital de Ginástica Acrobática, previsto para este domingo ficará suspenso.

– Todos os eventos, promovidos pela Câmara Municipal de Tomar ou por outras entidades, a realizar em espaços municipais de âmbito cultural como o Cine-Teatro Paraíso, Complexo Cultural da Levada ou o auditório da Biblioteca Municipal, estão suspensos de dia 12 de março a 5 de abril. Na biblioteca, encerra ainda o espaço internet.

– Foram adiados o Seminário Regional de Educação e o Bibliotecando em Tomar, que à partida se realizarão no início do próximo ano letivo.

– As atividades da Universidade Sénior de Tomar estão também suspensas, sendo antecipado o seu período de férias, decorrendo o mesmo até dia 12 de abril.

A autarquia decidiu manter, por agora, em funcionamento o mercado diário e semanal, após aconselhamento na referida reunião da Comissão Municipal.

– No que diz respeito à comunidade escolar, aguardam-se as informações por parte do Conselho Nacional de Saúde Pública (CNSP) que reunirá esta tarde para discutir medidas de contenção do surto, sendo que mesmo que não sejam canceladas, a autarquia pondera suspender as atividades extracurriculares.

A autarca Anabela Freitas deixou ainda claro que “todas as orientações e medidas provenientes do Conselho Nacional de Saúde Púbica serão adotadas pelo município, sendo que a autarquia já acionou o plano de contingência interna no início desta semana”, tendo sublinhado em comunicado enviado à imprensa que “todas as medidas a adotar são de prevenção não existindo razões para alarmismo e que apesar da gravidade da doença os cidadãos deverão manter a serenidade”.

Um pouco por toda região estão a ser tomadas medidas preventivas com cancelamentos ou adiamentos de iniciativas como forma de prevenir a propagação do Covid-19. Na região ainda não há registo de casos infetados pelo coronavírus. O número de casos infetados em Portugal aumentou para 59 segundo atualização da Ministra da Saúde Marta Temido ao início da tarde.

Lista de eventos suspensos, divulgada pela CM Tomar, entre 12 de março e 5 de abril:

– Pela Água (14 março, Cine-Teatro Paraíso) – [O reembolso dos bilhetes já vendidos para o espectáculo “Pela Água” será feito no Cine-Teatro Paraíso Tomar mediante apresentação de bilhete]
– Workshop Armadilhas para vespas (14 março, Quartel dos Bombeiros Municipais de Tomar)
– Sábados à Grande (14, 21, 28 março e 4 abril)
– Campeonato Distrital e Troféu AGS de Ginástica Acrobática (15 março, Pavilhão Municipal Cidade de Tomar)
– Sessões de Cineclube (17, 24 e 31 março, Cine-Teatro Paraíso)
– V Encontro Protecção Civil (19 março, Biblioteca Municipal de Tomar)
– Filme infantil “A Incrível História da Pera Gigante” (21 março, Cine-Teatro Paraíso)
– Sessão de medidas preventivas (21 março, SCOCS Cem Soldos)
– Torneio de Voleibol (25 março, Pavilhão Municipal Cidade de Tomar)
– Ao longo, ao longo da longa rua (27 março, Biblioteca Municipal de Tomar)
– Seminário Regional de Educação (28 março, Biblioteca Municipal de Tomar)
– Apresentação do livro “Em torno de Lopes-Graça” (28 março, Casa Memória Lopes-Graça)
– The Real Beavers (28 março, Complexo Cultural da Levada)
– Solidariedade em Concerto (2 abril, Cine-Teatro Paraíso)
– XIX Templário – Festival Internacional de Tunas (4 abril, Cine-Teatro Paraíso)

– A FPP – Federação de Patinagem de Portugal decidiu suspender todas as competições seniores até novas indicações, pelo que os jogos de hóquei em patins se encontram suspensos.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.