A Câmara Municipal de Tomar mantém a sua aposta numa forte estratégia local de habitação, encontrando-se a preparar uma candidatura no âmbito do PRR (Plano de Recuperação e Resiliência) para aquisição de casas e para lançar um concurso para a construção de habitação a custos controlados em cinco lotes pertencentes ao município.
Foi depois de o vereador Tiago Carrão (PSD) questionar sobre como se estava a desenrolar a aposta da Câmara Municipal na estratégia de habitação – uma prioridade assumida pelo atual executivo – que Anabela Freitas (PS), presidente da autarquia nabantina, fez um ponto de situação sobre esta matéria.
Neste sentido, a líder do município tomarense deu a conhecer que se está a reunir a documentação necessária para a apresentação de uma candidatura a um aviso de PRR, ao mesmo tempo que a Câmara tem estado a adquirir habitações para incluir no 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, o qual “visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada”.
A autarquia tem também, a par do Ministério da Justiça, um conjunto de habitações na rua Diogo de Arruda, pelo que se encontra também a trabalhar nesse sentido, estando neste momento a aguardar que abra um aviso (fora do 1ºDireito) para dar início às obras que têm de ser feitas nessas habitações. Destas habitações – quatro, segundo a presidente do município – duas estão já habitadas no âmbito do concurso da habitação, tendo a autarquia seguido aquilo que era a listagem do concurso à habitação.
“Há agora outras duas que também tínhamos a informação que estavam desabitadas – informação dada por parte do Ministério da Justiça – e que quando fomos para entrar nas casas vimos que estavam habitadas e tivemos que chamar a polícia, portanto está a seguir agora os trâmites administrativos para essa questão mas foi no âmbito do concurso da habitação social”, revelou a autarca.
Anabela Freitas revelou também que o município é detentor de cinco lotes perto do supermercado Lidl, e que se encontra em fase final para lançar um concurso para a construção a custos controlados de habitação nesses cinco lotes que são da Câmara, numa iniciativa que contou com o apoio do IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana), acrescentando que continuam as negociações com uma empresa que já entregou um pedido de informação prévio na Câmara para a construção de uma urbanização.
“A Câmara irá adquirir também um conjunto de lotes tipologias t0 a t2 e o pedido de informação prévia já deu entrada na Câmara e fizemos uma avaliação também de dois núcleos de habitações, em locais distintos, temos já a avaliação, agora temos de nos sentar à mesa para negociar com a Fábrica Paroquial de dois núcleos de habitações que são pertença da Fábrica da Igreja e que nós temos intenção de adquirir para reconstruir, sendo que muitas das habitações estão desocupadas e outras estão obviamente ocupadas”, concluiu.
Leia Também

Eu preciso de uma casa só tenho um part-time 3 vivo em casa de um amigo mas tenho 2 filhas com 21 anos e ele não aceita quero estar com minhas filhas por isso recorri a vossa ajuda e ele tratar-me muito mal não posso viver mais assim
Espero a vossa consideração quero estar com minhas filhas e assim é muito complicado
Boa tarde, deve haver algum equívoco, está a comentar a notícia de um jornal. Deve contactar os serviços sociais da Câmara Municipal de Tomar.