Asseiceira, no concelho de Tomar, vai voltar à época medieval este sábado e domingo, dias 21 e 22 de setembro, promovendo um evento histórico onde a comunidade se veste a rigor e encarna personagens daqueles tempos, em que aquele território era cobiçado pelos vizinhos poderosos no século XIII. A Ceyceyra Medieval é uma feira de entrada livre e que integra as iniciativas da Semana Climática Global no concelho, sendo dos eventos mais sustentáveis e que proíbe expressamente o uso de plástico.
Dita a história que aquela que é hoje sede de uma das freguesias de Tomar, e que fora um pequeno concelho durante séculos, era constituída, em 1281, essencialmente por uma albergaria. Mas o seu ponto forte, a sua posição estratégica, motivava a cobiça dos vizinhos, em especial da vila de Torres Novas.
As constantes quezílias de outrora levaram D. Beatriz (viúva do rei D. Afonso III e mãe de D. Dinis) a emitir uma carta em que reconhecia os Templários como senhores de Asseiceira.
E aqui reside um dos episódios mais marcantes do século, em que o lugar se começou a afirmar e será o tema da recriação histórica Ceyceyra Medieval deste ano.
O programa, que tem os seus pontos altos nos cortejos com recriação histórica (“A cobiça dos vizinhos poderosos” às 21h30 de sábado e “Chegada de D. Beatriz e a confirmação de posse aos Templários” no domingo às 17h30), inclui arruadas, recriações de momentos históricos, animação de rua, esgrima histórica, rituais templários, acampamentos e ofícios, danças medievais, demonstração de tiro com arco, olaria medieval, falcoaria, jogos medievais, contador de histórias, gansos amestrados, música medieval e espectáculo de fogo.
Haverá ainda demonstração de armas, exposição de aves, quinta medieval e mercado medieval com artesãos e mercadores, tascas e tabernas.
Asseiceira torna-se um autêntico burgo medieval, com um extenso e diversificado programa de animação, a decorrer no sábado das 14 horas à 1h00 da manhã e no domingo das 11h00 às 23h00, além das diversas tabernas e tendas dos mercadores que por ali existirão com horários próprios.
Esta é uma iniciativa do Rancho Folclórico As Lavadeiras e da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Asseiceira, com o apoio da Junta de Freguesia local e do Município de Tomar, e tem-se assumido na programação cultural da região.
Este ano a Ceyceyra Medieval ganha escala noutra dimensão, integrando as atividades da Semana Climática Global no concelho de Tomar, o que se deve ao facto de ser uma iniciativa onde é expressamente proibido o uso de plástico e a sustentabilidade é colocada em prática de forma natural.