A localidade de Asseiceira (Tomar) vai receber a "Ceyceyra Medieval" nos dias 1 e 2 de outubro. Foto arquivo: Luís Ribeiro

Os dias 1 e 2 de outubro vão marcar o regresso à aldeia de Asseiceira, freguesia do concelho de Tomar, daquele que se tornara nos anos anteriores à pandemia o grande evento local do ano: a Ceyceyra Medieval. A entrada é gratuita.

Naquela que é a sexta edição desta recriação histórica organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Asseiceira, em parceria com a Junta de Freguesia e o Município de Tomar, os visitantes encontrarão assim a reconstituição de um burgo medieval, cheio de vida graças ao extenso programa de animação que inclui música, dança, arruadas, animação de rua e recriações de momentos históricos, onde não faltarão as figuras da época, entre as quais os cavaleiros templários, que também chegaram a ter soberania sobre o lugar.

A arruada pelas ruas do burgo, às 14h00 de sábado, marca o arranque do programa que junta tabernas e tendas de mercadores, arruadas, recriações históricas, olaria , falcoaria, jogos medievais e espaço para crianças, contadores de histórias e música medieval.

Às 21h30 de sábado dá-se um dos pontos altos do programa, a recriação histórica “Ceyceyra provoca a cobiça dos vizinhos”.

No domingo, a tarde também fica marcada pelo Cortejo Medieval inspirado na chegada de D. Dinis, pelas 17h00, sendo o da Ceyceyra Medieval assinalado, às 22h00, com um cortejo e uma cerimónia que incluem todos os intervenientes na feira.

Programa Completo

Rafael Ascensão

Licenciado em Ciências da Comunicação e mestre em Jornalismo. Natural de Praia do Ribatejo, Vila Nova da Barquinha, mas com raízes e ligações beirãs, adora a escrita e o jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *