Créditos: Ashes/Facebook

A banda tomarense de rock/metal alternativo, Ashes, vai celebrar o seu 25º aniversário no palco do Cine-Teatro Paraíso, em Tomar. O concerto está agendado para o dia 20 de janeiro, sexta feira, pelas 22h00.

O evento destina-se a maiores de 6 anos e tem a duração prevista de cerca de duas horas. Os bilhetes têm o custo de 5 euros em pré-venda e 8 euros no dia do espetáculo, podendo ser adquiridos no Cine-Teatro Paraíso de terça a sábado, entre as 15h00 e as 19h00 ou no próprio dia, 1 hora antes do espetáculo. É ainda possível adquirir os ingressos online, AQUI.

O dia 2 de Janeiro de 1998 é o dia apontado como o nascimento dos Ashes. Começando por experimentar uma sonoridade pop/rock para iniciar, cedo se viraram para estilo grunge. Foi nesta altura que começaram a dar concertos ao vivo, em festivais de música e em bares, principalmente na zona centro do país. Passado um ano houve uma mudança de baterista, e após uns concertos de ambientação à nova formação foram gravadas as primeiras maquetes da banda.

No início de 2001 alguns problemas como lesões físicas dos guitarristas e a saída do baixista obrigaram a um período de alguma latência. De certo modo tal acabou por ser precioso pois possibilitou uma reflexão sobre o estilo de som da banda, de modo a experimentar algumas sonoridades mais alternativas e atuais, tornando-se num post-grunge que ainda hoje se nota em muitas das músicas. Assim, com esta resolução e com um novo baixista (que há muito acompanhava a banda), os Ashes voltaram à carga, passando por vários locais do país, com principal incidência na zona centro.

Em 2006 continuam os concertos de modo a dar a conhecer a banda, não só na zona centro do país, mas também noutros locais, onde o feedback foi muito positivo. De assinalar a oportunidade conquistada de tocar na Festa do Avante! 2006 no Palco Novos Valores. No final do ano foram também selecionados para a compilação nacional Corpos Garagem Vol. I promovida pela Corpos Editora.

O ano de 2007 trouxe também mais dois triunfos para os Ashes. Em março conquistaram o primeiro lugar no 1º Festival Rock do Oeste nas Caldas da Rainha e em junho repetiram a façanha com o primeiro lugar no 3º Concurso Nacional de Bandas do Entroncamento.

Em 2009, sem parar com as atuações ao vivo, começam a preparar com afinco o seu novo trabalho para 2011/2012, seguindo agora uma linha conceptual, com resultados visíveis a nível de um maior experimentalismo e agressividade. Atualmente, após uma paragem forçada que os afastou dos palcos, a banda continua a compor e a preparar um novo trabalho, ainda sem data prevista de lançamento.

Jéssica Filipe

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *