A presidente da Câmara Municipal de Tomar foi distinguida com o "colar de mérito" pela ANBP. Foto: mediotejo.net

A distinção visa reconhecer o trabalho da autarca na “valorização dos Bombeiros e Proteção Civil e pelo seu empenho na segurança dos munícipes de Tomar”, destacou a Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), tendo-se inserido no âmbito da 16.ª edição do Dia Nacional do Bombeiro Profissional, que este ano decorreu na Várzea Grande, no coração da cidade tomarense.

A sessão contou com a presença de altos representantes dos bombeiros e da proteção civil nacional, incluindo a secretária da Estado Patrícia Gaspar e a ministra da Coesão Territorial. Ana Abrunhosa falou num “dia especial por vários motivos”, tendo saudado Anabela Freitas pelo trabalho desenvolvido.

Em declarações ao mediotejo.net, Anabela Freitas falou num momento emotivo. “Quase que me puseram a chorar, mas nós resistimos para não chorar em público. Eu acho que não é… fiz o meu trabalho, só. Portanto, saio de consciência tranquila”, referiu.

A responsável autárquica que deixa agora o leme da cidade templária, 10 anos depois de ser eleita presidente, disse ter dado “o seu melhor” ao longo de uma década em que conduziu os destinos do município que a viu nascer.

“Dei o meu melhor, como devemos fazer em qualquer função em que estamos. Nós não somos presidentes de Câmara, estamos presidentes de Câmara e temos de dar o nosso melhor em todas as áreas em que trabalhamos”, acrescentou.

Relativamente à distinção entregue pela ANBP, a edil afirmou ser “bom ver reconhecido o nosso trabalho quando, ao longo de 10 anos, nem sempre os munícipes o fazem, mas o nosso trabalho foi reconhecido, nomeadamente nesta área da Proteção Civil, por todos os corpos de bombeiros do país e isso é bom”.

Embora desempenhe funções enquanto autarca até 30 de setembro, Anabela Freitas entrará de férias no próximo dia 15, pelo que este foi o seu último ato público enquanto presidente da CMT, assumindo funções executivas na Turismo do Centro a partir de 2 de outubro.

“Agora vou descansar e exatamente o mesmo vigor e empenho que tive aqui nos cargos que desempenhei durante 10 anos, são os que terei nas próximas funções que irei desempenhar”, concluiu.

ÁUDIO | Anabela Freitas em declarações ao mediotejo.net

O presidente da ANBP, Fernando Curto, durante a sua intervenção, lembrou os esforços enveredados pela autarca tomarense, a quem foi entregue o colar de mérito “por mérito próprio”.

“Não só porque os Bombeiros Sapadores de Tomar são o que são hoje por sua culpa, pelo seu empenho e dedicação (…), o investimento que fez nos bombeiros em recursos humanos, na formação e naquilo que foram as aquisições deve-se a si”, acrescentou.

Fernando Curto, presidente da ANBP. Foto: mediotejo.net

ÁUDIO | Fernando Curto, presidente da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais

De acordo com Domingos Morais, diretor nacional da ANBP, a decisão decorreu da deliberação do concelho geral da ANBP de 17 de abril de 2023.

“Esta condecoração é-lhe atribuída pelo seu desempenho, quer na Câmara Municipal quer na Associação Nacional de Municípios Portugueses, na valorização dos Bombeiros Sapadores de Tomar e na grande preocupação com a segurança dos seus munícipes. Esta sua preocupação e trabalho implementado repercute-se em todo o país e nomeadamente no concelho de Tomar, sendo uma referência para a valorização dos Bombeiros Profissionais Portugueses e para uma melhor salvaguarda da vida das populações”, referiu.

Brigadeiro General Duarte da Costa. Foto: mediotejo.net

O presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil, Brigadeiro General Duarte da Costa, lembrou o passado e o mérito dos bombeiros profissionais, com olhos postos num futuro “de mãos dadas” entre o profissionalismo e o voluntariado.

“Um futuro que corporiza um sistema de proteção civil com a parte profissional e com a parte voluntária a alimentar esse profissionalismo”, acrescentou.

ÁUDIO | Duarte da Costa, presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil

GALERIA

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, falou num “dia especial por vários motivos”, tendo saudado Anabela Freitas pelo trabalho desenvolvido.

“Quero (…) agradecer-lhe o trabalho que fez pelos bombeiros profissionais de Tomar, pelos bombeiros profissionais do país… Agradecer-lhe o trabalho que fez enquanto autarca e dizer-lhe que tem sido um privilégio trabalhar consigo. Faz toda a diferença quando lidamos com um autarca que enfrenta os problemas e não lhes vira as costas por mais duros que sejam”, destacou a governante.

Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial. Foto: mediotejo.net

Na cerimónia de homenagem a esta classe profissional, Ana Abrunhosa realçou a importância dos Bombeiros Profissionais, considerando-os “guardiões que tanto precisamos quando o fogo, inundações, cheias ou acidentes nos ameaçam. São aqueles em que mais confiamos quando a força da natureza trai a própria natureza”.

ÁUDIO | Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial

Também Anabela Freitas usou da palavra durante a cerimónia e falou numa “honra” por acolher em Tomar as comemorações do Dia Nacional do Bombeiro.

“Profissionais que estão sempre presentes na vida de cada um de nós, porque apesar da face mais mediática do vosso trabalho ser o combate aos incêndios rurais, a realidade é que a mesma representa uma muito pequena parte daquilo que é o trabalho que fazem 365 dias por ano, 24 horas por dia”.

Anabela Freitas, presidente da Câmara Municipal de Tomar. Foto: mediotejo.net

Durante aquela que foi a sua última intervenção pública, Anabela Freitas dirigiu-se ao corpo de bombeiros do município de Tomar e recordou os seus primeiros passos na condução do município.

“Quando tomei posse pela primeira vez, em outubro de 2013, a minha primeira tarefa foi junto do corpo de bombeiros. Tivemos nessa noite uma inundação urbana e cerca da 01h30 da manhã estava junto de vós para acompanhar os trabalhos”, lembrou.

“Eu percebo agora que certamente vocês pensaram: o que é que esta está aqui a fazer? Só vem atrapalhar. Poucos dias depois reuni com os então elementos de comando para perceber como estavam organizados e quais as necessidades e fui praxada nessa reunião. Foi-me dito que era necessária uma ABTD, uma ABTM, um VTTF, um VFCI (…) como devem calcular, percebi perfeitamente tudo o que me estavam a dizer”, contou a dirigente, na partilha de uma experiência que levantou sorrisos aos presentes.

ÁUDIO | Anabela Freitas, presidente da CM Tomar, durante a sua intervenção

No entanto, Anabela Freitas queria mesmo agradecer a “praxe”, tendo reforçado que tal a obrigou a “ler muito sobre o assunto, a questionar muita gente fora do corpo de bombeiros e (…) tudo isto permitiu perceber a vossa organização, a vossa linguagem, a ter pensamento próprio sobre a proteção civil e por isso não sou a mesma pessoa que tomou posse há 10 anos atrás”, concluiu.

Anabela Freitas. Foto: mediotejo.net

A cerimónia foi presidida pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, tendo contado com a presença da secretária de Estado da Proteção Civil; Patrícia Gaspar (em representação do ministro da Administração Interna), do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, General Duarte da Costa, de representantes de várias entidades e autarquias, e de comandantes de diversas Corporações de norte a sul do país, e também das ilhas da Madeira e dos Açores.

Na ocasião, os cerca de 300 Bombeiros das várias corporações juntaram-se em formatura para lembrar e prestar homenagem aos Bombeiros falecidos em serviço, incluindo no 11 de setembro, em Nova Iorque.

Fernando Curto, presidente da ANBP, recordou a importância deste dia que pretende homenagear todos aqueles que desempenham as funções enquanto bombeiros profissionais.

“Esta data é também uma referência para homenagearmos os bombeiros de todo o mundo e os bombeiros que no dia 11 de setembro de 2001 morreram nos atentados em Nova Iorque”.

Celebrado, pela primeira vez, em 2008, em Setúbal, o Dia Nacional do Bombeiro Profissional está associado à simbologia do 11 de setembro. Um marco histórico que evoca o fatídico dia dos ataques terroristas às Torres Gémeas do World Trade Center, em Nova Iorque, em 2001, onde centenas de Bombeiros faleceram nas operações de socorro.

Atualmente a frequentar o Mestrado em Jornalismo na Universidade da Beira Interior. Apaixonada pelas letras e pela escrita, cedo descobri no Jornalismo a minha grande paixão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *