Tem lugar no sábado, 2 de fevereiro, na Biblioteca Municipal de Tomar, uma ação de formação sobre a Vespa Velutina ou Vespa Asiática, a cargo da entidade formadora Enxame de Abelhas. A iniciativa parte do Município de Tomar em colaboração com a Associação de Apicultores do Centro de Portugal. A inscrição é gratuita mas obrigatória pelo telefone 249 324 030.
Introduzida acidentalmente na Europa há década, a vespa velutina é uma ameaça pública por ser predadora de abelhas e outros insetos polinizadores, bem como dizimadora de pomares, mas também pela sua elevada agressividade, em especial se os ninhos forem perturbados.
Maior e mais escura que a vespa comum, a velutina constrói ninhos em formato de pera com cerca de 80 centímetros de altura e 60 de diâmetro, em copas de árvores, edifícios desocupados, alpendres, paredes ou até mesmo no subsolo. A colocação de iscos e armadilhas é o único método de prevenção, pelo que é importante saber como os fazer, informação que será dada durante esta sessão.
O Município de Tomar irá também distribuir em breve pelo concelho um desdobrável sobre o assunto. Pode saber mais sobre este assunto em www.sosvespa.pt. Se verificar a existência de vespas asiáticas ou dos seus ninhos contacte a Linha SOS Ambiente (808 200 520), a Proteção Civil de Tomar (249 324 030) ou a GNR local (249 320 060).

Elsa Ribeiro Gonçalves

Aos 12 anos já queria ser jornalista e todo o seu percurso académico foi percorrido com esse objetivo no horizonte. Licenciada em Jornalismo, exerce desde 2005, sempre no jornalismo de proximidade. Mãe de uma menina, assume que tem nas viagens a sua grande paixão. Gosta de aventura e de superar um bom desafio. Em maio de 2018, lançou o seu primeiro livro de ficção intitulado "Singularidades de uma mulher de 40", que marca a sua estreia na escrita literária, sob a chancela da Origami Livros.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.