A Casa-Mãe de todos os paraquedistas, no polígono de Tancos (Vila Nova da Barquinha), a propósito do Dia da Unidade vai voltar a encher-se com milhares de militares no dia 23 de maio, para assinalarem o 67º Aniversário do Regimento. Foi neste local que todos receberam formação militar, uma boina verde e um lema para a vida: “Que nunca por vencidos se conheçam.”
O dia começa cedo, mas termina em grande, como já é tradição. Ao longo do dia diversas atividades vão acontecer. Festividades, tradição e cerimónias que reúnem os milhares de tropas que ali iniciaram a sua vida militar e onde formaram uma “segunda família”.
Capinha Henriques, comandante do Regimento de Paraquedistas em declarações ao mediotejo.net frisou a importância deste dia para todos os militares paraquedistas portugueses. Este momento tem a haver “com a saudade e com o voltar a recordar os bons momentos vividos ali, tanto ao longo da formação, como da camaradagem que foi criada em missões. É o momento em que eles se voltam a encontram e recordam o passado”.
Além de todas as tradições e cerimónias preparadas para o Dia da Unidade, é ao longo do almoço que os milhares de militares confraternizam e se unem para “matar” a saudade.
De 19 a 21 de maio, no âmbito destas celebrações, vai realizar-se também o Campeonato de Paraquedismo da União Europeia de Paraquedistas.