Durante a tarde de segunda-feira, 26 de outubro, o Comandante da Brigada Multinacional Canadiana, Coronel St-Louis, quis permitir aos cidadãos da região de Tancos (Vila Nova da Barquinha) e do Arripiado (Chamusca) que tomassem contacto com a ponte montada sobre o rio Tejo.

Incluído na fase LIVEX do exercício TRIDENT JUNCTURE 2015, esta verdadeira obra de engenharia atraiu a curiosidade de muitos populares e antecede o grande movimento de forças (cerca de 2 000 homens e viaturas) que se vão deslocar entre as unidades militares do polígono de Tancos para atravessar o rio Tejo em direção ao Arripiado (Chamusca), nos dias 2 e 3 de novembro.

Os cidadãos puderam assistir à montagem de uma ponte militar, nas margens do Tejo, bem como visitar uma exposição estática de materiais e equipamentos militares, iniciativa integrada numa lógica de socialização e interação com a comunidade.

Após a Companhia de Engenharia alemã montar a referida ponte militar, nas margens do rio Tejo, ligando as localidades de Tancos e Arripiado, esta foi aberta ao público, sendo atravessada a pé pelos populares que se encontravam no local, atraídos pela curiosidade e pela obra de engenharia ali desenvolvida pelas equipas de engenharia.
Esta iniciativa permitiu aos cidadãos a oportunidade de estarem contacto com meios e militares de sete nacionalidades pertencentes à NATO, tendo esta “operação de charme” decorrido num ambiente de agradável convivência, entre civis e militares, registando-se interessante afluência das comunidades locais.
No decorrer das próximas duas semanas, o Regimento irá desempenhar as suas missões, em conjunto com militares de seis diferentes nações da Aliança. Este exercício, um dos maiores exercícios em termos de meios humanos e materiais, desde o fim da 2 ª Guerra Mundial, foi concebido para permitir às nações empenhadas a oportunidade de operar num ambiente multinacional, de forma a reforçar a interoperabilidade da própria aliança.

Este exercício, de larga escala, não se limita à componente terrestre. Na verdade, existem mais de 34.000 militares da Força Aérea e da Marinha, de vários parceiros NATO, empregues em toda a Europa e no Mar Mediterrâneo.

Segundo destacam os responsáveis pelo Exercício, “a combinação de forças aliadas da NATO empenhadas no exercício Trident Juncture 15 irá demonstrar à comunidade internacional a determinação, organização e interoperabilidade dos parceiros NATO, confirmando que, independentemente da distância, métodos, doutrina e treino, as Unidades estão dispostas e capazes, sem falhas, de operar em ambientes multinacionais complexos”.
Em 1959, foi construida a primeira ponte flutuante pelos militares portugueses de engenharia de Tancos. Ligava as duas margens do Rio Tejo, Tancos/ Arripiado para escoar o trafego militar de e entre Santa Margarida para manobras militares. Apesar de ja terem passados mais de 55 anos, nao e a tecnica Alema moderna, que nos tras estas noticias, mas sim NOS, portugueses e da nossa regiao. Seria bom que, antes de publicarem estas noticias, fizessem uma pesquisa e, valorizassem o nosso povo e nao o estrangeiro. obg.