Foto: Pexels

Segundo a informação, no que toca a Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola (10.2.1.1.) para a Ribatejo Interior, é dada prioridade aos “pedidos de apoio incidam sobre o olival, produtos biológicos, frutos vermelhos e hortofrutícolas. Também, pontuam mais, as candidaturas que incorporem novas tecnologias, equipamentos, produtos ou processos comparados aos existentes”.

O apoio no âmbito desta medida do PDR2020 – Programa de Desenvolvimento Rural é de 50 por cento das despesas elegíveis para investimentos desde os 100 e até aos 50 mil euros.

Segundo a TAGUS são elegíveis despesas relacionadas com construção e melhoramento, nomeadamente na preparação de terrenos, em edifícios e outras construções diretamente ligados às atividades a desenvolver, adaptação de instalações, plantações plurianuais e pastagens permanentes; instalação ou modernização de sistemas de rega.

Ainda assim, os apoios desta operação permitem, também, a compra ou locação de novas máquinas e equipamentos, incluindo os de prevenção contra roubos; de transporte interno e de movimentação de cargas; as caixas e paletes com duração de vida superior a um ano; e outros equipamentos de valorização dos subprodutos e resíduos da atividade. Permite, ainda, investimentos na eficiência energética e nas energias renováveis, software aplicacional, propriedade industrial, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e de branding e estudos de viabilidade, acompanhamento, projetos de arquitetura e engenharia.

As candidaturas devem ser submetidas através do formulário eletrónico no sítio do portal do Portugal 2020 (www.portugal2020.pt), do PDR2020 (www.pdr-2020.pt) ou da TAGUS (www.tagus-ri.pt). Nestas plataformas é possível encontrar as orientações técnicas, o aviso de abertura de concurso e as portarias de enquadramento legal, imprescindíveis para a orientação na formalização dos pedidos de apoio.

Este é o 5º aviso de abertura de receção de candidaturas da TAGUS nesta medida, inserida no âmbito do Desenvolvimento Local de Base Comunitária Rural (DLBC Rural), do PDR2020 e através Portugal 2020, e cofinanciado pelo cofinanciadas pelo FEADER – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural.

Os interessados podem obter mais esclarecimentos agendando reunião através do email tagus@tagus-ri.pt ou através do telefone 241 106 000.

Joana Rita Santos

Formada em Jornalismo, faz da vida uma compilação de pequenos prazeres, onde não falta a escrita, a leitura, a fotografia, a música. Viciada no verbo Ir, nada supera o gozo de partir à descoberta das terras, das gentes, dos trilhos e da natureza... também por isto continua a crer no jornalismo de proximidade. Já esteve mais longe de forrar as paredes de casa com estantes de livros. Não troca a paz da consciência tranquila e a gargalhada dos seus por nada deste mundo.

Entre na conversa

4 Comentários

  1. Bom dia tenho um pequena parcela de 5000 m de terra e ,pergunto se posso me candidatar para obeter ajuda para fazer a plantação e rega ,com os melhores comprimentos

    1. Boa tarde! Sugiro que contacte a TAGUS diretamente para que possa esclarecer as suas dúvidas.
      Seguem os contactos: email tagus@tagus-ri.pt ou através do telefone 241 106 000.
      Obrigada.
      Cumprimentos

      Morada:
      TAGUS
      Associação para o Desenvolvimento Integrado
      do Ribatejo Interior

      Edifício do antigo GAT,
      Rua Dom António Prior do Crato, nº135
      2200-086 ABRANTES

  2. Tenho um terreno com cerca de 1000m2 com sobreiros, à beira de uma ribeira no Concelho de Sardoal, em que há uns anos atrás ardeu. Neste momento gostaria de melhorar as condições no terreno e mandar tirar a cortiça queimada nos sobreiros, será que me posso candidatar ao apoio?

    1. Boa tarde! Sugiro que contacte a TAGUS diretamente para que possa esclarecer as suas dúvidas.
      Seguem os contactos: email tagus@tagus-ri.pt ou através do telefone 241 106 000.
      Obrigada.
      Cumprimentos

      Morada:
      TAGUS
      Associação para o Desenvolvimento Integrado
      do Ribatejo Interior

      Edifício do antigo GAT,
      Rua Dom António Prior do Crato, nº135
      2200-086 ABRANTES

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.