Bemposta Futebol Clube 2 Lobos do Carvalhal 3
Taça Fundação Inatel – Oitavos de Final – 22 janeiro 2023
Parque Desportivo Eduardo Soares Mendes – Bemposta

Ao Bemposta Futebol Clube e aos Lobos do Carvalhal, duas das melhores equipas a praticar futebol no Inatel, só a vitória interessava para assegurar o apuramento na prova, ingredientes que deixavam antever um jogo competitivo e um grau de dificuldade elevada para os conjuntos em confronto.

Os dados estavam lançados, o sol e uma brisa fresquinha faziam-se sentir, assim como os cânticos de incentivos dos adeptos de ambas as equipas, que seriam para mais de meio milhar, que receberam com muitos aplausos a apresentação das três equipas.

O desafio começou no bem cuidado pelado em Bemposta com a equipa vindo de Carvalhal a pressionar a todo o campo, com passes longos a solicitar a desmarcação dos seus avançados e a obrigar os homens da casa a cuidados defensivos redobrados.
Na passagem do 4º minuto, uma jogada posteriormente anulada por fora de jogo, levou a bola a embater com estrondo na barra da baliza da Bemposta, num sinal claro da postura atacante da equipa visitante.

À passagem dos 15 minutos, com o lado direito da equipa dos Lobos a trabalhar bem, Fábio cruza com perigo para a área mas ninguém apareceu para empurrar e fazer o que poderia ter sido o primeiro golo da partida.
Apesar do sinal mais dos Lobos do Carvalhal, não se pense, que os homens de Bemposta, estavam a ver jogar, nada disso, com o seu futebol mais apoiado, apostando na posse de bola, fazendo-a rolar entre os seus jogadores, iam dando mostras que estavam ali a pensar na vitória.

Na passagem da meia hora de jogo, uma falta dos defensores da equipa da casa levou perigo para a sua baliza. A bola, rematada por Daniel Alves, embateu na barreira. Pouco depois uma nova falta e novo livre marcado com bola para a área da Bemposta, onde Marco não chegou e a bola a perdeu-se pela linha de fundo, passando o perigo para a baliza defendida pelo jovem Guilherme.

Aos 32 minutos, uma nova falta cometida sobre um jogador dos Lobos perto da área da Bemposta viria a resultar no primeiro golo da partida. Marco, chamado a cobrar o Livre, fê-lo com arte e mestria, não dando hipótese ao guardião Guilherme de o poder evitar.

Com um bonito golo estava aberto o marcador para os Lobos do Carvalhal, resultado que se manteve até ao final da primeira parte.

A segunda metade da partida trouxe uma equipa Bemposta para melhor, mais aguerrida, mais rápida sobre a bola e determinada a alterar o resultado que lhes estava desfavorável. E rapidamente o conseguiram.

Estavam decorridos dois minutos da segunda parte quando Duarte Paredes, que tinha entrado ao intervalo, aproveitou e muito bem, um ligeiro adiantamento do guarda-redes dos Lobos. O remate colocado, e em arco, levou a bola a entrar junto ao angulo esquerdo da baliza defendida por A. Jota. Bonito golo, a restabelecer a igualdade.

O golo da equipa de Bemposta tornou o jogo ainda mais vivo, a jogar-se mais rápido e com maior agressividade na disputa dos lances. Um período de jogo talvez com futebol mais disputado e também mais faltoso, mas não violento, levando a que o árbitro mostrasse um ou outro cartão amarelo.

À passagem dos 25 minutos, uma falta a favor da equipa da casa viria a consumar a reviravolta no marcador. Ainda que longe da baliza, Tiago não se deixou impressionar com a distância e, com arte e engenho, colocou a bola no fundo das redes defendidas por A. Jota, que nada pode fazer para o evitar.

Os adeptos da casa faziam-se agora ouvir num forte aplauso a mais um bonito golo e que levou a equipa de Bemposta para a frente do marcador. Mas o jogo estava vivo e as contas ainda não estavam fechadas. No minuto seguinte, inverteu-se a situação, com uma arrancada do lado esquerdo do ataque dos Lobos a ser travada em falta e da qual viria a resultar o golo do empate.

Na marcação do livre, Cristiano desferiu um forte remate que o guarda-redes de Bemposta não segurou, acabando por tirar a bola já esta tinha ultrapassado a linha de golo. E a festa era agora dos adeptos do Carvalhal estando, de novo, tudo empatado, a 10 minutos do final da partida. Com o tempo regulamentar a aproximar-se do final, pairava no ar o desempate pela marcação de grandes penalidades.

Eis senão quando, já no período de descontos, Daniel Alves surge isolado frente a Guilherme e, com um toque digno dos maiores artistas, faz a bola passar-lhe por cima, e chuta com êxito para o golo da vitória.
Grande de jogo de futebol, com a vitória a sorrir aos Lobos do Carvalhal, que tudo fizeram para o conseguir, perante uma equipa do Bemposta Futebol Clube que praticou bom futebol e que tudo fez para conseguir seguir em frente na Taça. Parabéns às três equipas assim como aos adeptos, que no final se juntaram no degustar dos coiratos, e na respetiva hidratação.

A equipa de arbitragem cumpriu, sem problemas, a missão que lhe estava destinada, tendo acedido a falar para o mediotejo.net. Sem qualquer inibição, o árbitro João Simões explicou algumas das decisões tomadas.
FICHA DE JOGO:
Bemposta Futebol Clube:

Guilherme, Hugo, Tiago, Pedro, João Oliveira, Carlitos, Cláudio Pereira, Marco Nobre, Barata, David Gil, Espadinha.
Ricardo, Paredes, Duda, Diogo Antunes, Luís Santos, Bernardo, Badocha.
Treinador: Nelson Marques.
Lobos do Carvalhal:

A.Jota, Mata, Renato, João Pedro, Rodrigo, Marco, Davide, Fábio, Batista, Daniel Alves, Cristiano.
Gonçalo, Hélder, Aparício, Bacalhau, Henrique, Marco Lino, Félix.
Treinador: Miguel Alves.
Equipa de Arbitragem: João Simões, Sérgio Marujo, e António Vieira.

No final ouvimos os treinadores das duas equipas e João Simões, o árbitro da partida.
ÁUDIO | NELSON MARQUES, TREINADOR DO BEMPOSTA:

ÁUDIO | MIGUEL ALVES, TREINADOR DO CARVALHAL:

ÁUDIO | JOÃO SIMÕES, ÁRBITRO PRINCIPAL:
