Lobos do Carvalhal vencem na Bemposta e seguem em frente na Taça Inatel. Foto: mediotejo.net

Bemposta Futebol Clube 2 Lobos do Carvalhal 3
Taça Fundação Inatel – Oitavos de Final – 22 janeiro 2023
Parque Desportivo Eduardo Soares Mendes – Bemposta

Entrada em campo das três equipas

Ao Bemposta Futebol Clube e aos Lobos do Carvalhal, duas das melhores equipas a praticar futebol no Inatel, só a vitória interessava para assegurar o apuramento na prova, ingredientes que deixavam antever um jogo competitivo e um grau de dificuldade elevada para os conjuntos em confronto.

Momento da escolha de campo ou de bola de saída

Os dados estavam lançados, o sol e uma brisa fresquinha faziam-se sentir, assim como os cânticos de incentivos dos adeptos de ambas as equipas, que seriam para mais de meio milhar, que receberam com muitos aplausos a apresentação das três equipas.

Jogo de Taça bem disputado entre Bemposta e Carvalhal

O desafio começou no bem cuidado pelado em Bemposta com a equipa vindo de Carvalhal a pressionar a todo o campo, com passes longos a solicitar a desmarcação dos seus avançados e a obrigar os homens da casa a cuidados defensivos redobrados.

Na passagem do 4º minuto, uma jogada posteriormente anulada por fora de jogo, levou a bola a embater com estrondo na barra da baliza da Bemposta, num sinal claro da postura atacante da equipa visitante.

A equipa do Carvalhal entrou bem no jogo e deu muito trabalho à defesa da Bemposta

À passagem dos 15 minutos, com o lado direito da equipa dos Lobos a trabalhar bem, Fábio cruza com perigo para a área mas ninguém apareceu para empurrar e fazer o que poderia ter sido o primeiro golo da partida.

Apesar do sinal mais dos Lobos do Carvalhal, não se pense, que os homens de Bemposta, estavam a ver jogar, nada disso, com o seu futebol mais apoiado, apostando na posse de bola, fazendo-a rolar entre os seus jogadores, iam dando mostras que estavam ali a pensar na vitória.

Bemposta num lance de ataque, com cruzamento de Barata para a área

Na passagem da meia hora de jogo, uma falta dos defensores da equipa da casa levou perigo para a sua baliza. A bola, rematada por Daniel Alves, embateu na barreira. Pouco depois uma nova falta e novo livre marcado com bola para a área da Bemposta, onde Marco não chegou e a bola a perdeu-se pela linha de fundo, passando o perigo para a baliza defendida pelo jovem Guilherme.

Jogo de equilíbrios entre duas boas equipas do Inatel

Aos 32 minutos, uma nova falta cometida sobre um jogador dos Lobos perto da área da Bemposta viria a resultar no primeiro golo da partida. Marco, chamado a cobrar o Livre, fê-lo com arte e mestria, não dando hipótese ao guardião Guilherme de o poder evitar.

Livre direto superiormente executado resulta em golo para o Carvalhal

Com um bonito golo estava aberto o marcador para os Lobos do Carvalhal, resultado que se manteve até ao final da primeira parte.

Carvalhal abre o marcador com um golo de livre direto

A segunda metade da partida trouxe uma equipa Bemposta para melhor, mais aguerrida, mais rápida sobre a bola e determinada a alterar o resultado que lhes estava desfavorável. E rapidamente o conseguiram.

A equipa da Bemposta regressou dos balneários decidida a virar o resultado

Estavam decorridos dois minutos da segunda parte quando Duarte Paredes, que tinha entrado ao intervalo, aproveitou e muito bem, um ligeiro adiantamento do guarda-redes dos Lobos. O remate colocado, e em arco, levou a bola a entrar junto ao angulo esquerdo da baliza defendida por A. Jota. Bonito golo, a restabelecer a igualdade.

Bemposta assina mais um bonito golo, numa tarde em que os jogadores estavam inspirados

O golo da equipa de Bemposta tornou o jogo ainda mais vivo, a jogar-se mais rápido e com maior agressividade na disputa dos lances. Um período de jogo talvez com futebol mais disputado e também mais faltoso, mas não violento, levando a que o árbitro mostrasse um ou outro cartão amarelo.

Árbitro segurou com alguns cartões amarelos um jogo competitivo e bem disputado, mas sem lances maldosos

À passagem dos 25 minutos, uma falta a favor da equipa da casa viria a consumar a reviravolta no marcador. Ainda que longe da baliza, Tiago não se deixou impressionar com a distância e,  com arte e engenho, colocou a bola no fundo das redes defendidas por A. Jota, que nada pode fazer para o evitar.

Equipa da Bemposta estava por cima do jogo e deu a volta ao marcador

Os adeptos da casa faziam-se agora ouvir num forte aplauso a mais um bonito golo e que levou a equipa de Bemposta para a frente do marcador. Mas o jogo estava vivo e as contas ainda não estavam fechadas. No minuto seguinte, inverteu-se a situação, com uma arrancada do lado esquerdo do ataque dos Lobos a ser travada em falta e da qual viria a resultar o golo do empate.

Lobos do Carvalhal num lance de ataque

Na marcação do livre, Cristiano desferiu um forte remate que o guarda-redes de Bemposta não segurou, acabando por tirar a bola já esta tinha ultrapassado a linha de golo. E a festa era agora dos adeptos do Carvalhal estando, de novo, tudo empatado, a 10 minutos do final da partida. Com o tempo regulamentar a aproximar-se do final, pairava no ar o desempate pela marcação de grandes penalidades.

Num lance que juntou velocidade e mestria, o Carvalhal fez o 3-2 num golo com nota artística

Eis senão quando, já no período de descontos, Daniel Alves surge isolado frente a Guilherme e, com um toque digno dos maiores artistas, faz a bola passar-lhe por cima, e chuta com êxito para o golo da vitória. 

Grande de jogo de futebol, com a vitória a sorrir aos Lobos do Carvalhal, que tudo fizeram para o conseguir, perante uma equipa do Bemposta Futebol Clube que praticou bom futebol e que tudo fez para conseguir seguir em frente na Taça. Parabéns às três equipas assim como aos adeptos, que no final se juntaram no degustar dos coiratos, e na respetiva hidratação.

Jogadores do Carvalhal agradecem apoio dos adeptos, num bom espetáculo de futebol amador

A equipa de arbitragem cumpriu, sem problemas, a missão que lhe estava destinada, tendo acedido a falar para o mediotejo.net. Sem qualquer inibição, o árbitro João Simões explicou algumas das decisões tomadas.

FICHA DE JOGO:

Bemposta Futebol Clube:

Equipa da Bemposta

Guilherme, Hugo, Tiago, Pedro, João Oliveira, Carlitos, Cláudio Pereira, Marco Nobre, Barata, David Gil, Espadinha.

Ricardo, Paredes, Duda, Diogo Antunes, Luís Santos, Bernardo, Badocha.

Treinador:  Nelson Marques.

Lobos do Carvalhal:

Equipa do Carvalhal

A.Jota, Mata, Renato, João Pedro, Rodrigo, Marco, Davide, Fábio, Batista, Daniel Alves, Cristiano.

Gonçalo, Hélder, Aparício, Bacalhau, Henrique, Marco Lino, Félix.

Treinador: Miguel Alves.

Equipa de Arbitragem: João Simões, Sérgio Marujo, e António Vieira.

Equipa de arbitragem com os capitães de equipa

No final ouvimos os treinadores das duas equipas e João Simões, o árbitro da partida.

ÁUDIO | NELSON MARQUES, TREINADOR DO BEMPOSTA:

Nelson Marques, treinador da equipa da Bemposta

ÁUDIO | MIGUEL ALVES, TREINADOR DO CARVALHAL:

Miguel Alves, treinador da equipa dos Lobos do Carvalhal

ÁUDIO | JOÃO SIMÕES, ÁRBITRO PRINCIPAL:

João Simões (ao centro) prestou declarações sobre o trabalho da equipa de arbitragem

José Paulo Marques

Natural e residente na freguesia de Sabacheira, Tomar, militar na reforma, amante da arte da fotografia, gosta de retratar atividades culturais e desportivas para fazer a sua divulgação, colaborando com vários meios na imprensa local. É um amante inveterado dos animais, da natureza, do silêncio e da leitura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *