Joga-se este domingo a final da 44ª edição da Taça do Ribatejo de futebol em seniores masculinos, a prova rainha do futebol distrital gerido pela Associação de Futebol de Santarém. O jogo, que vai opor as equipas de Torres Novas e Alcanenense, está marcado para as 13:00, no Estádio Municipal do Cartaxo, e vai ser transmitido pelo Canal 11. O árbitro Helder Carvalho é o juiz nomeado para apitar a final da Taça.
Este ano a final disputa-se entre o Atlético Clube Alcanenense e o Clube Desportivo de Torres Novas, equipas que chegam à final da Taça Ribatejo depois de afastarem nas meias finais Fátima e Abrantes e Benfica, respetivamente, em eliminatória disputada a duas mãos.

Eduardo Fortes é o treinador do Torres Novas, equipa que ficou no 8º lugar do campeonato da 1ª divisão distrital, tendo somado 39 pontos. O Torres Novas tem na sua sala de troféus uma Taça do Ribatejo.
José Torcato é o treinador da equipa do Alcanenense, conjunto que ficou em 4º lugar esta época, com um total de 51 pontos. A equipa de Alcanena nunca conquistou a Taça do Ribatejo e pode fazer história nesta edição 2022-2023.
O Fazendense é o atual detentor da Taça do Ribatejo, tendo vencido o Abrantes e Benfica na final disputada o ano passado. Foi afastado da prova pelo Mação, equipa que acabaria por ser eliminada posteriormente pelo Torres Novas, e vai passar o testemunho ao Alcanenense ou ao Torres Novas.

Árbitro na Final da Taça do Ribatejo 2022-2023
Hélder Carvalho foi escolhido pelo Conselho de Arbitragem da Associação de Futebol de Santarém para dirigir o jogo da final da Taça Ribatejo, entre o CD Torres Novas e o AC Alcanenense. Helder Carvalho será auxiliado por Rafael Escudeiro e Rui Ferreira, como árbitros assistentes, e por João Silva, como 4ª árbitro. De realçar ainda a presença do jovem árbitro estagiário, Duarte Ferreira.

Taça do Ribatejo – história e vencedores da prova rainha da AF Santarém
A Taça do Ribatejo, teve a época de 1976-1977 como estreia, mas logo na época seguinte não se realizou, sendo desde 1978-1979 disputada sem interrupções, à exceção da final da época 2019-2020, que não se disputou devido à pandemia.
Durante a sua história, vários modelos de disputa foram testados. A eliminar desde a primeira ronda, por zonas (juntando-se as duas zonas numa só, em fase mais adiantada), até ao modelo que até agora vigora. Uma primeira fase disputada por grupos e só com equipas da 2ª divisão distrital, em que se apuram os dois primeiros classificados, e uma segunda fase já a eliminar, com todas as equipas da 1ª divisão, até à final.
A primeira edição da Taça do Ribatejo foi vencida pelo Clube Desportivo Amiense, e a partir daí já mais 24 emblemas levantaram o “caneco” e há um clube que se destaca dos demais em número de Taças conquistadas: a Associação Desportiva Fazendense, de Fazendas de Almeirim.
Ao vencer no dia 5 de junho de 2022 o Abrantes e Benfica, no desempate nas grandes penalidades (5-4), depois de um empate a uma bola no tempo regulamentar, o Fazendense passou a ser o único clube do distrito de Santarém com cinco Taças do Ribatejo na montra de troféus.
Depois dos auri-negros há quatro equipas que já venceram a Taça por 3 vezes. Tramagal Sport União, Clube Desportivo Amiense, Grupo Desportivo “O Coruchense” e Clube Atlético Riachense.
Lista completa dos vencedores da Taça do Ribatejo em seniores masculinos:
5 Vitórias – AD Fazendense.
3 Vitórias – Tramagal SU, CD Amiense, GD “O Coruchense”, CA Riachense.
2 Vitórias – CDR “Os Dragões” de Alferrarede, UD Rio Maior, GD Samora Correia, CD “Os Águias” de Alpiarça, SL Cartaxo, AD Mação, União de Santarém.
1 Vitória – CD Torres Novas, GD Ferroviários do Entroncamento, GD Benavente, Abrantes FC, GDR Monsanto, EFC Ouriquense, Azinhaga AC, GD Pego, GDR “Os Lagartos” de Sardoal, ADRC Vasco da Gama, SC Ferreira do Zêzere, União de Tomar, Glória do Ribatejo.

O atual detentor do troféu é o Fazendense que venceu na final da época 2021-2022 o Sport Abrantes e Benfica por 5-4 no desempate por grandes penalidades, após o empate 1-1 no final do tempo regulamentar, em jogo disputado no Campo Chã das Padeiras, em Santarém.