Seis meses depois da nova equipa diretiva do Sporting Clube de Abrantes (SCA), presidida por José Belém, ter tomado posse, e após um impasse diretivo que se arrastava desde 2019, eis que o centenário clube tem toda a direção demissionária, presidente do Conselho Fiscal incluído, e vai novamente para eleições. A confirmação foi dada por Rui Santos, presidente da Assembleia Geral, e único orgão que se mantém em plenas funções.
“É verdade, confirmo que as eleições estão marcadas para dia 2 de setembro e que a toda a direção, incluindo o seu presidente, a par do presidente do Conselho Fiscal, estão demissionários”, disse Rui Santos ao mediotejo.net tendo indicado que a atualização dos estatutos, que eram os mesmos desde a data da fundação do SCA, levou a uma “mudança na orgânica” dos corpos sociais. Todavia, referiu, não foi por isso que os dirigentes se demitiram de funções, avançou, não tendo detalhado os motivos da crise instalada.
Até à data das eleições toda a gestão do clube é assegurada pela Assembleia Geral, na pessoa do seu presidente, que afiançou que o clube não vai cair num vazio diretivo, não tendo confirmado, no entanto, se será candidato à liderança do SCA. “Não confirmo nem desminto mas uma coisa é certa. Não vou deixar que o clube fique sem timoneiro”, garantiu.
O mediotejo.net contactou José Belém, presidente da direção em exercício, que confirmou o pedido de demissão “por força das circunstâncias”, que não quis detalhar, remetendo esclarecimentos para um posterior comunicado a dirigir aos sócios, assim como para uma conferência de imprensa onde prometeu explicar os motivos que originaram a sua demissão e a de toda a direção.
As eleições estão marcadas para dia 2 de setembro, às 15h00, podendo as listas concorrentes ser entregues até dia 31 de agosto, segundo a convocatória da Assembleia Geral do SCA, que conta com um único ponto na Ordem de Trabalhos: A eleição dos corpos sociais do SCA.
Em ano de centenário, nova direção apontou ao relançar do clube na tomada de posse
Em ano de comemorações do seu centenário, o histórico clube abrantino ultrapassou em março deste ano um impasse diretivo que se arrastava desde 2019, tendo José Belém, na tomada de posse, apontado baterias ao programa de centenário e ao relançar do clube, com a inclusão de novas modalidades e dinâmica desportiva.
Na cerimónia de tomada de posse dos novos órgãos sociais, no dia 5 de março de 2023, estiveram presentes Luís Dias, vereador do desporto do município, e Nuno Gomes, assessor para o mesmo pelouro. Numa sala composta por cerca de meia centena de sócios e adeptos, usaram da palavra os novos presidentes da Assembleia Geral e da Direção bem como o vereador da Câmara de Abrantes.
As palavras de circunstância foram todas no sentido de apelar à união no clube, que assim sai de uma das maiores crises diretivas da sua vida, e que completou 100 anos no 18 de maio de 2023.

O Sporting Clube de Abrantes foi fundado a 18 de maio de 1923, sendo a Filial nº 7 do Sporting Clube de Portugal. Teve origem no Grupo Recreativo Operário Abrantino, clube com poucos anos de existência e que, por intermédio do sócio José Carlos Certã, se filiou no Sporting, mudando o nome para “Sporting Clube de Abrantes”.
O passado do clube quase centenário foi marcado por diversas modalidades em que se incluem o futebol, futsal, basquetebol, atletismo, xadrez e ténis de mesa. Atualmente o SCA conta com a modalidade de atletismo, onde Susana Estriga treina os jovens desde a época 2009/2010, tendo alargado ao ténis de mesa.

Ficar com os louros e nas fotos às custas do trabalho e esforço dos outros é fácil.
Sem saber o(s) motivo(s) das demissões… Espero que o Sporting Clube de Portugal de 2018 (Quem ainda se lembra?) não tenha chegado à Abrantes. Por cá, a sorte é na sede da Rua Capitão Correia Lacerda não haver nehuma varanda, só uma porta e três janelas! Que tudo se revolva para o bem do Sporting Clube de Abrantes e sem divisões ou “guerras” internas, caso contrário não há associativismo que resista…