O Sporting Clube de Abrantes (SCA) assinala na quinta-feira, 18 de maio, o seu primeiro centenário. No dia em que se assinalam os 100 anos da fundação do clube abrantino, será descerrada uma placa comemorativa, na sede do SCA, às 18h00, seguido de beberete e animação musical.
Para fazer a festa dos 100 anos do clube, além de um programa que vai ser apresentado em breve, vai decorrer um jantar do centenário agendado para dia 27 de maio, no restaurante São Lourenço, em Abrantes, sob o mote ‘100 anos de história, construindo o futuro’.
As inscrições, obrigatórias até dia 21 de maio, são limitadas à capacidade da sala (pagamento antecipado ou no local no próprio dia). No dia do jantar de aniversário haverá música ao vivo com DJ IRS, animação e muitas surpresas.
O Sporting Clube de Abrantes foi fundado a 18 de maio de 1923, sendo a Filial nº 7 do Sporting Clube de Portugal. Teve origem no Grupo Recreativo Operário Abrantino, clube com poucos anos de existência e que, por intermédio do sócio José Carlos Certã, se filiou no Sporting, mudando o nome para “Sporting Clube de Abrantes”.
O passado do clube quase centenário foi marcado por diversas modalidades em que se incluem o futebol, futsal, basquetebol, atletismo, xadrez e ténis de mesa. Atualmente o SCA conta com a modalidade de atletismo, onde Susana Estriga treina os jovens desde 2009/2010, e, mais recentemente, de ténis de mesa.

A nova equipa diretiva do Sporting Clube de Abrantes (SCA), presidida por José Belém, tomou posse em março para um mandato de dois anos, tendo o histórico clube abrantino ultrapassado um impasse diretivo que se arrastava desde 2019.

As palavras de circunstância na cerimónia de tomada de posse foram todas no sentido de apelar à união no clube, que assim sai de uma das maiores crises diretivas da sua vida, e que completa 100 anos a 18 de maio.
“Agora é hora de todos sermos apenas um, procurando o melhor para o Sporting Clube de Abrantes e, como tal, contamos com todos (dirigentes, pais, atletas e sócios)”, deu conta a direção do clube.
“Uma nova era chegou, precisamente num momento crucial para nós, no ano em que, para além da reestruturação do clube, ainda temos a responsabilidade de celebrar condignamente o nosso centenário. Estamos juntos. O futuro do Sporting Clube de Abrantes começa agora”, afirmou José Belém, presidente da direção da centenária instituição desportiva.

Com José Belém a assumir o cargo de presidente da direção do SCA, Susana Estriga assumiu o cargo de vice-presidente, João Paulo Bioucas o de tesoureiro e António Almeida o de secretário. Rui Batista Santos é o presidente da Assembleia Geral e António José Pereira preside ao Conselho Fiscal.

CORPOS SOCIAIS SCA (2023/2025)
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Rui Baptista dos Santos
1° Secretário: Liliana Rufo
2° Secretário: Pedro Redondeiro
DIREÇÃO
Presidente: José Belém
Vice-Presidente.: Susana Estriga
Secretário: António Almeida
Tesoureiro: João Paulo Bioucas
Vogais: Telmo Correia, Sérgio Nunes
Suplentes: Paulo Esteves, Marta Silva
CONSELHO FISCAL
Presidente: António José Pereira
1° Secretário: Maria Filomena Vieira
2° Secretário: Artur Marques