Sinos das igrejas vão tocar em memória das vítimas da pandemia. Foto: DR

A Diocese de Portalegre-Castelo Branco aderiu à Jornada Memória e Esperança pelas vítimas da pandemia Covid-19. Este sábado, dia 23, às 12:00, todas as igrejas da sua área vão fazer soar os sinos e durante três minutos, segundo o pedido que a diocese fez às paróquias, através do Bispo Antonino Dias.

Solicitou ainda que se desse conhecimento deste gesto às comunidades cristãs “como sinal da nossa esperança, incluindo até um momento de oração de sufrágio pelos que partiram e de ação de graças pelo dom da vida” e que no Domingo se dê uma explicação sobre a iniciativa “de memória e esperança”.

Um grupo de cidadãos portugueses que teve a ideia solicitou à Conferência Episcopal Portuguesa que se junte “a esta iniciativa, através de um gesto simples mas de elevado significado”.

Informaram ainda que convidaram o Presidente da República a participar num dos eventos, a Assembleia da República a tomar alguma iniciativa, bem como outros responsáveis de várias comunidades religiosas.

A Conferência Episcopal Portuguesa já realizou uma celebração a nível nacional pelas vítimas da pandemia, no dia 14 de novembro de 2020, em Fátima, com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro, António Costa.

Está ainda proposto pelo Conselho Permanente da Conferência Episcopal, que, durante a próxima Assembleia Plenária, que decorre de 8 a 11 de novembro, uma das celebrações eucarísticas tenha essa intenção especial pelas vítimas da pandemia.

José Gaio

Ganhou o “bichinho” do jornalismo quando, no início dos anos 80, começou a trabalhar como compositor numa tipografia em Tomar. Caractere a caractere, manualmente ou na velha Linotype, alinhavava palavras que davam corpo a jornais e livros. Desde então e em vários projetos esteve sempre ligado ao jornalismo, paixão que lhe corre nas veias.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *