Foto: DR

O número 13 é considerado, pela maioria, de má sorte. Na numerologia o número 12 é considerado como algo completo – 12 meses no ano, 12 tribos de Israel, 12 apóstolos de Jesus ou 12 constelações do Zodíaco. Já o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. No Tarot, por exemplo, a carta com o número 13 representa a Morte. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar, a tradição diz que, então, este vai ser o mais azarado dos dias.

Este ano de 2017 tem duas sextas-feiras 13 e a primeira foi em janeiro. Hoje, ofereço-lhe uma lista com 13 factos sobre o número 13 e a sexta-feira 13 que não lhe vão tirar o sono nem aumentar o azar.

1. Triscaidecafobia é um medo irracional e incomum do número 13 e o medo específico da sexta-feira 13 é chamado de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia.

2. Para os egípcios, a vida era composta por 12 diferentes estágios e o ser humano alcançaria o 13º com a morte.

3. A sexta-feira recebeu o seu nome em inglês (Friday) em homenagem a Frigga, a deusa escandinava do amor e do sexo. Frigga reuniria todas as sextas-feiras com 11 bruxas e com o diabo, rogando pragas aos humanos.

4. O calendário antigo representava o calendário lunar, possuindo 13 meses de 28 dias. Alegadamente pelo motivo de este método aludir ao ciclo menstrual, foi alterado pelo Papa Gregório XIII para 12 meses a 24 de Fevereiro do ano 1582 (um sábado, vá lá!).

5. A morte de Cristo terá acontecido numa sexta-feira conhecida como ‘Sexta-Feira da Paixão’.

6. Na última ceia sentaram-se à mesa 13 pessoas, sendo que duas delas, Jesus e Judas Iscariotes, sofreram mortes trágicas: Jesus crucificado e Judas por suicídio.

7. A Bíblia também refere que Abel foi assassinado pelo irmão Caim numa sexta-feira.

8. A Ordem dos Templários foi declarada ilegal pelo rei Filipe IV de França em 13 de Outubro de 1307, uma sexta-feira. Nas mãos do Papa Clemente V, todos os membros da Ordem foram acusados de sacrilégio à cruz, heresia, sodomia e adoração a ídolos pagãos.

9. Na Bíblia, o número da besta e do anticristo é referido no livro 13 – Apocalipse.

10. A Cabala, ramo do esoterismo judaico, enumera 13 espíritos malignos.

11. Sexta-feira, 13 de novembro de 2015, foi um dia negro para França: 7 ataques terroristas, em Paris mataram cerca de 130 pessoas e feriram cerca de 400.

12. Na Sexta-feira 13 de janeiro de 1989 apareceu o vírus “Sexta-feira 13” ou “Jerusalém”. Residente no computador, era ativado apenas nesta combinação de factores e após 30 minutos de contaminação diminuía a velocidade do equipamento em 90 por cento.

13. Loki, espírito nórdico do mal e da discórdia, apareceu sem ser convidado num banquete com 12 convivas e armou uma briga que terminou com a morte de Balder, o favorito dos deuses.

Suponho que tenha sido este último facto que originou a teoria de que convidar 13 pessoas para um jantar dá azar… Eu cá acho que é porque, simplesmente, os serviços têm 12 copos, 12 talheres e 12 pratos.

E agora… sente-se menos azarado? Pelo sim pelo não, evite passar por baixo dos escadotes, porque lhe podem cair em cima, e evite que um gato preto o ultrapasse, principalmente se for de carro.

Maria Silva e Sousa

Natural de Tomar, apaixonada por viagens e palavras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.