Serviço de Urgência Básica em Torres Novas fecha esta noite por falta de médico. Foto: DR

A Urgência Básica da Unidade Hospitalar de Torres Novas, do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) vai estar encerrada entre as 20h00 de terça-feira e as 08h00 de quarta-feira, devido a “indisponibilidade súbita” do médico que asseguraria a escala. Episódio idêntico aconteceu na Urgência do hospital de Tomar, na noite de sábado para domingo.

Em informação publicada pelo CHMT na sua página nas redes sociais, a instituição de saúde indica que a Urgência Básica da Unidade Hospitalar de Torres Novas “vai ter constrangimentos” por um período de 12 horas, e que, entre as 20h00 do dia 3 de outubro e as 08h00 dia 4 de outubro, “não será possível assegurar o funcionamento deste serviço e o atendimento aos utentes”.

A situação, refere a mesma nota, “fica a dever-se devido à indisponibilidade súbita do médico externo que assegurava regularmente a escala da Urgência Básica”.

Ainda assim, indica a nota informativa, “está garantida a colaboração em rede que caracteriza o Serviço Nacional de Saúde (SNS), existindo como alternativa a Urgência Básica da Unidade Hospitalar de Tomar ou o Serviço de Urgência da Unidade Hospitalar de Abrantes, devendo os utentes contactar com a linha de Saúde 808 24 24 24, para encaminhamento adequado, ou, em caso de emergência, ligar 112”.

É o segundo episódio do género a verificar-se em poucos dias no CHMT, com a urgência Básica de Tomar a ter constrangimentos no seu normal funcionamento no fim de semana transato, com o serviço encerrado entre as 20h00 de sábado e as 08h00 de domingo (dia 30 de setembro e 1 de outubro), também devido a “indisponibilidade súbita do médico externo que assegurava regularmente a escala da Urgência Básica”.

A Comissão de Utentes da Saúde do Médio Tejo (CUSMT) já se pronunciou sobre os encerramentos noturnos (temporários) no Serviço de Urgência Básica em Tomar, e agora também em Torres Novas, tendo afirmado que estas situações “resultam de muitos anos de políticas erradas na formação e gestão de recursos humanos no SNS – Serviço Nacional de Saúde”.

A CUSMT, em comunicado, pede aos responsáveis que “tomem as medidas necessárias e urgentes para garantir os necessários cuidados de saúde de qualidade e proximidade à população” do Médio Tejo.

A experiência de trabalho nas rádios locais despertaram-no para a importância do exercício de um jornalismo de proximidade, qual espírito irrequieto que se apazigua ao dar voz às histórias das gentes, a dar conta dos seus receios e derrotas, mas também das suas alegrias e vitórias. A vida tem outro sentido a ver e a perguntar, a querer saber, ouvir e informar, levando o microfone até ao último habitante da aldeia que resiste.

Deixe um comentário

Leave a Reply