Depois de estarem encerradas durante o fim de semana, as Piscinas Municipais da Sertã reabriram normalmente no dia 19 de julho, segunda feira, por indicação da Delegada de Saúde Pública do ACESPIS, Manuela Vaz.
Conforme explicação da autarquia, o encerramento temporário das piscinas cobertas e descobertas foi motivado por um contacto com um caso alegadamente positivo que, após testagem, resultou negativo. Também os contactos foram testados e todos resultaram negativos.
Regressa assim à normalidade o funcionamento das piscinas, sendo cumpridas as normas de segurança vigentes. Tal como estava já implementado, o Município da Sertã é responsável pela higienização e desinfeção dos espaços (sanitários, corrimões, espreguiçadeiras, etc.) e pela disponibilização de soluções desinfetantes cutâneas e toalhetes que permitam a desinfeção das mãos, à entrada e dentro das instalações.
As zonas de circulação estão definidas com marcação de setas, havendo apenas um sentido de circulação. O controlo de ocupação da piscina descoberta é feito pela receção e a praia fluvial possui um sistema de sinalização através de bandeira, à entrada da praia.
Bandeira verde significa ocupação baixa (⅓ da lotação máxima), bandeira amarela, ocupação elevada (⅓ – ⅔ da lotação máxima) e bandeira vermelha, ocupação plena.
A Câmara lembra que não é permitida a utilização de balneários nem vestiários, podendo apenas ser usados os sanitários. Também não é permitida a utilização de equipamento de uso coletivo, fora de água e dentro de água (bolas, bóias, colchões, etc).
De 19 a 25 de julho decorre mais uma semana do SunSert, programa de animação das piscinas e praia fluvial, que contempla diferentes estilos musicais como jazz, jukebox, música contemporânea, música portuguesa, trovas e cantares.