“Cogumelos e trufas para dietas mais saudáveis e para recuperar, gerir e proteger a Floresta” é a temática da sessão dos “Cafés Com Ciência”, que se realiza esta terça-feira, 27 de novembro, no SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, na zona industrial da Sertã, a partir das 18h00. A oradora será Anabela Marisa Azul, do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.
Em nota de imprensa, refere-se que serão as abordadas as mais-valias dos cogumelos e trufas no meio ambiente. “Os cogumelos e as trufas representam a frutificação de alguns grupos de fungos em ambiente terrestre. Alguns destes fungos estabelecem simbioses com raízes de plantas e formam uma rede de transporte na terra”.
Na sinopse sobre esta iniciativa salienta-se ainda que”a rede formada pelo micélio do fungo leva nutrientes no solo para a planta, em troca o fungo recebe açúcares produzidos pela planta. A saúde e a rentabilidade da floresta dependem desta simbiose. Mas existem outros fungos que são decompositores. Para estes, os resíduos da floresta são mais que bem-vindos. E deste modo, toneladas de resíduos poderão ser a base para cultivar cogumelos em larga escala, ou mesmo para produzir novos materiais”, lê-se.
Por outro lado, salienta-se a importância dos cogumelos e as trufas para sectores da indústria, “desde a alimentar e agro-florestal, a biotecnologia, ou a medicina”, mas também a sua contribuição para a proteção da floresta contra os fogos florestais.
Anabela Marisa Azul, a oradora convidada, é investigadora do Centro de Neurociências e Biologia Celular, Universidade de Coimbra, sendo doutorada em Biologia, com especialidade em Ecologia. Possui ampla experiência em Biologia, Ecologia e Biotecnologia de Fungos. A investigadora pretende “desenvolver estratégias de comunicação e promoção de cultura científica, e investigação translacional, que combinam metabolismo, saúde e sustentabilidade”.
Os “Cafés com Ciência-Sertã” são conversas informais sobre ciência, abertas à população em geral, para todas as idades, e promovidas pelo SerQ em parceria com o Município da Sertã e o Exploratório – Centro de Ciência Viva de Coimbra.
A próxima sessão, última deste ano, realiza-se no dia 18 de dezembro, e focará a temática de exploração de petróleo.
